A gestão educacional e a inclusão da temática ambiental nos PPPs de escolas públicas municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.31728

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Projeto Político Pedagógico, Gestão Educacional.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivos: (a) compreender como foram elaborados os projetos político pedagógicos (PPPs) de quatro escolas de ensino fundamental, públicas, localizadas em um município do sudoeste da Bahia, e (b) conhecer como é abordada a temática educação ambiental (EA) nas matrizes curriculares desses projetos. Foram analisados quatro PPPs, de quatro escolas municipais que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 27 professores. O estudo é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Foi realizada análise documental dos PPPs e, ainda, a categorização dos textos desses documentos, utilizando-se o software IRAMUTEQ. A triangulação dos dados foi realizada segundo Minayo (2010). Dos quatro PPPs analisados, três apresentam matrizes curriculares que contemplam a temática EA sob uma perspectiva conservacionista, e um aborda a inserção da EA em uma perspectiva socioambiental.

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Biografia do Autor

Maria Tereza Rocha Ramos, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em Taubaté, SP, Brasil. Professora do ensino fundamental da rede municipal em Vitória da Conquista, BA, Brasil.

Patricia Diana Edith Belfort de Souza e Camargo Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil.

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Taubaté, em Taubaté, SP, Brasil e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ramos, M. T. R., & Monteiro, P. D. E. B. de S. e C. O. . (2021). A gestão educacional e a inclusão da temática ambiental nos PPPs de escolas públicas municipais. Educação, 44(3), e31728. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2021.3.31728

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