Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Educação superior, Metodologias ativas

Resumo

O objetivo deste artigo é socializar uma situação de ensino-aprendizagem problematizadora na formação superior em saúde. A situação socializada foi desenvolvida com uma turma de 36 estudantes de um Curso de Nutrição em Santa Catarina, de organização pedagógica tradicional. Foi adotada a metodologia da problematização com o arco de Maguerez. Os estudantes, em disciplina de 40 horas/aula, dividiram-se em grupos, escolhendo uma parcela da realidade para realização das atividades, mediadas por tutoria semanal da professora. Pondera-se que os estudantes desenvolveram a capacidade de leitura de mundo, mobilizaram conhecimentos e articularam teoria e prática.
Conclui-se que a metodologia contribuiu para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas, de autonomia e de trabalho em equipe, representando oportunidade de aprendizagem significativa de aplicação viável em contextos curriculares tradicionais.

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Biografia do Autor

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) Chapecó, SC, Brasil.

Carla Rosane Paz Arruda Teo Doutora em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Chapecó, SC, Brasil.

Aline Tecchio Borsoi, Prefeitura Municipal de Cordilheira Alta/SC

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Cordilheira Alta, SC, Brasil.

Fátima Ferretti, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Docente do Curso de Fisioterapia e do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó).

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Teo, C. R. P. A., Borsoi, A. T., & Ferretti, F. (2019). Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Educação, 42(3), 486–495. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29602

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