Relações de controle nas aulas de Didática
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.20876Palavras-chave:
Formação de professores. Didática. Relações de controle.Resumo
Este estudo dedica-se à análise de relações de controle estabelecidas nas aulas de Didática. Busca compreender mecanismos subjacentes às práticas desenvolvidas em seu ensino, no curso de Pedagogia, revelando aspectos do tipo de formação que vem sendo oferecido aos futuros docentes. Foi selecionada uma instituição privada para a coleta de informações, localizada na cidade de São Paulo. Estas foram coletadas por meio de observação e organizadas contando com cenas as quais foram analisadas com o uso de instrumentos pautados no conceito de enquadramento, de Bernstein. Seus resultados se referem aos indicadores de características das práticas para a formação da consciência profissional docente. Ressalta-se o controle constante do ritmo das atividades dos alunos pelo professor e a baixíssima condição avaliativa durante as aulas quanto aos trabalhos realizados pelos alunos e às explicações docentes.
Downloads
Referências
AFONSO, Margarida; MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel. Contextos de formação de professores: Estudo de características sociológicas específicas. Revista de Educação, Lisboa, v. XI, n. 1, p. 129-146, jan.-jul. 2002.
ALARCÃO, Isabel. A formação do professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos numa escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2002. p. 43-93.
BARBIER, Jean Marie. A avaliação em formação. Porto: Edições Afrontamento, 1990.
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Tradução de Tomaz T. da Silva e Luís F. G. Pereira. Petrópolis: Vozes, 1996. Coleção Ciências Sociais da Educação.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogía, control simbólico e identidad: teoría, investigación y crítica. Madrid: Morata; La Coruña: Fundación Paideia, 1998. Colección Educación Crítica.
ESCRITORES da liberdade (FreedomWriters, 2007). Direção e Roteiro de Richard LaGravenese, baseado no livro de Erin Gruwell. Distribuidora Paramount Pictures. Alemanha/Estados Unidos: 2007. DVD. Colorido. Legendado. 123 min.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção. A recontextualização do conhecimento científico: os desafios da constituição do conhecimento escolar. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.
GIOVANNI, Luciana Maria; MARIN, Alda Junqueira (Orgs.). Professores iniciantes: diferentes necessidades em diferentes contextos. Araraquara: Junqueira & Marin, 2014.
GOMES, Suzana dos Santos. Um olhar sobre as práticas de avaliação na escola. Belo Horizonte: Mazza, 2014.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 1995.
MARIN, Alda Junqueira. Didática e Currículo: conceitos, pesquisa e necessidade de avanço. In: IV Colóquio lusobrasileiro sobre questões curriculares/VII Colóquio sobre Questões Curriculares. Anais. Florianópolis, 2008.
MARIN, Alda Junqueira; PENNA, Marieta Gouveia Oliveira; RODRIGUES, Ana Carolina Colacioppo. A Didática e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 51-77, jan./abr. 2012.
MORAIS, Ana Maria. Práticas pedagógicas na formação inicial e práticas dos professores. Seminário Modelos e Práticas de Formação Inicial de Professores. Universidade de Lisboa, 2001. Disponível em: http://www.educ.fc.ul.pt/recentes/mpfip/pdfs/ammorais. pdf. Acesso em: 09 set. 2009.
MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. A teoria de Basil Bernstein: alguns aspectos fundamentais. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 2, n. 2, p. 115-130, jul./dez. 2007.
MORAIS, Ana Maria; NEVES, Isabel Pestana. Textos e contextos educativos que promovem aprendizagem. Optimização de um modelo de prática pedagógica. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 1, n. 22, p. 5-28, jan./jul. 2009.
RIOS, Terezinha Azeredo. Competência e qualidade na docência. In: RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar: por uma docência de melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2002. p. 63-92.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DERECHOS DE AUTOR
La sumisión de originales para la Educação implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a
Educação como el medio de la publicación original.
CREATIVE COMMONS LICENSE
Debido a que es una revista de acceso abierto, permite el libre uso de artículos en aplicaciones científicas y educativas, siempre y cuando la fuente. De acuerdo con la Licencia Creative Commons CC-BY 4.0, adoptada por la
Educação el usuario debe respetar los requisitos abajo.
Usted tiene el derecho de:
Compartir - copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato.
Adaptar - remezcla, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso con fines comerciales.
Sin embargo, sólo de acuerdo con los siguientes términos:
Asignación - Usted debe dar el crédito apropiado, proveer un enlace a la licencia e indicar si los cambios se han hecho. Debe hacerlo en condiciones razonables, pero de ninguna manera que sugiera que
Educação usted o su uso es compatible.
No hay restricciones adicionales - No se pueden aplicar términos legales o naturaleza tecnológica de las medidas que restringen legalmente hacer algo distinto de los permisos de licencia.
Avisos:
Usted no tiene que cumplir con los términos de licencia con respecto a los elementos materiales que son de dominio público o cuyo uso está permitido por una excepción o limitación que se aplica.
Garantías no se les da. La licencia no le puede dar todos los permisos necesarios para el uso previsto. Por ejemplo, otros derechos, como derechos de imagen, privacidad o derechos morales, pueden limitar el uso del material.
Para obtener más información acerca de la licencia Creative Commons, siga el enlace en la parte inferior de esta página web.