Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola

Autores

  • Marta Nidia Varella Gomes Maia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Alessandra Evelin Brandolim Pacheco Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - INFOC
  • Paula Lannes Pereira Passos Departamento de Educação da PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19747

Palavras-chave:

Criança. Escola. Relações. Interações. Humanização.

Resumo

Analisar relações e interações presentes na escola, a partir da obra de Martin Buber, é o que propõe o presente texto. Transitando entre recortes do cotidiano extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e apoiado na concepção de existência humana e no conceito de relação buberianos, aponta para a possibilidade e necessidade de humanização nas interações. Inicia-se com a contextualização do campo empírico dos trabalhos selecionados, apresenta, brevemente, a filosofia antropológica de Martin Buber e destaca os conceitos estudados aplicados à análise das teses e dissertações. Conclui com considerações sobre o próprio processo de estudo e análise do material selecionado e sobre as contribuições das teorias de Buber para as relações entre os sujeitos na escola.

Downloads

Biografia do Autor

Alessandra Evelin Brandolim Pacheco, Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - INFOC

Graduanda em Pedagogia pela PUC-Rio e bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - INFOC

Paula Lannes Pereira Passos, Departamento de Educação da PUC-Rio

graduada em Direito (2009) e Pedagogia (2012), ambas realizadas na PUC-rio, e mestranda do Departamento de Educação da PUC-Rio. Atualmente sou bolsista FAPERJ.

Referências

BUBER, Martin. Eu e tu. Tradução, introdução e notas de Newton Aquiles Von Zuben. 6. ed., revista. São Paulo: Centauro, 2003.

BUBER, Martin. El caminho del ser humano y otros escritos. Salamanca: Kadmos, 2004.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Tradução de Marta Ekstein de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

FREIRE, Eliane Fazolo. Pelas telas de um aramado: educação infantil, cultura e cidade. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2008.

LIMA, Maria Batista. Práticas cotidianas e identidades étnicas: um estudo no contexto escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2006.

MAIA, Marta Nídia. Educação infantil: com quantas datas se faz um currículo? Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2011.

MOURA, Maria Tereza Jaguaribe Alencar de. A. Arte e infância: um estudo das interações entre crianças, adultos e obras de arte em museu. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2005.

OLIVEIRA, Cássia Maria Baptista de. É pecado desenhar Deus? Um estudo sobre práticas disciplinares com crianças de uma creche comunitária e de uma escola dominical. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 1998.

TOLEDO, Maria Leonor Toledo. Relações e concepções de crianças com/sobre a natureza: um estudo em uma escola municipal. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, 2010.

ZUBEN, Newton Aquiles Von. A. V. Introdução. In: BUBER, Martin. Eu e tu. 10. ed. Tradução, introdução e notas de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Centauro, 2003. p. 7-49.

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Maia, M. N. V. G., Pacheco, A. E. B., & Passos, P. L. P. (2016). Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola. Educação, 39(1), 133–141. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19747

Edição

Seção

Outros Temas