Os ambientes da imagem: pedagogias em foco

Autores

  • Leandro Belinaso Guimarães Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.
  • Juliana Cristina Pereira Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18464

Palavras-chave:

Sustentabilidade. Educação ambiental. Imagem. Cartografia.

Resumo

O artigo propõe questões sobre como a sustentabilidade ambiental vem sendo narrada através de imagens de capa de um caderno jornalístico. Indaga, sob a inspiração dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturais, sobre os ambientes das imagens e seus efeitos pedagógicos, buscando confrontar tais imagens midiáticas com outras provenientes de um projeto de tese cujo intuito é criar cartografias dos afetos. O propósito desta pesquisa é ir ao encontro da multiplicidade, abrindo muitos ambientes em uma mesma imagem. Conclui-se o artigo argumentando que imagens midiáticas da sustentabilidade nos vendem um ambiente já de antemão planejado, controlado, definido e “verde”.

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Biografia do Autor

Leandro Belinaso Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino.

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (FFCLRP). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Centro das Ciências da Educação (CED), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha de pesquisa "Educação e Comunicação". Orienta pesquisas de mestrado e de doutorado que articulam educação e cultura a partir de perspectivas pós-estruturalistas. Atua na formação de professores/as e na educação ambiental, trabalhando com questões relativas à imagem, ao cotidiano, à narrativa, à arte. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Guimarães, L. B., & Pereira, J. C. (2015). Os ambientes da imagem: pedagogias em foco. Educação, 38(1), 70–76. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18464

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Culturais em Educação