Os ambientes da imagem: pedagogias em foco
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18464Palavras-chave:
Sustentabilidade. Educação ambiental. Imagem. Cartografia.Resumo
O artigo propõe questões sobre como a sustentabilidade ambiental vem sendo narrada através de imagens de capa de um caderno jornalístico. Indaga, sob a inspiração dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturais, sobre os ambientes das imagens e seus efeitos pedagógicos, buscando confrontar tais imagens midiáticas com outras provenientes de um projeto de tese cujo intuito é criar cartografias dos afetos. O propósito desta pesquisa é ir ao encontro da multiplicidade, abrindo muitos ambientes em uma mesma imagem. Conclui-se o artigo argumentando que imagens midiáticas da sustentabilidade nos vendem um ambiente já de antemão planejado, controlado, definido e “verde”.Downloads
Referências
BLEWITT, John. Critical practice and the public pedagogy of environmental and conservation media. Environmental Education Research, v. 17, n. 6, p. 719-734, Dec. 2011. http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2011.618625
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. v. 1.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
DELEUZE, Gilles. Espinosa: filosofia prática. Trad. Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
DIKEÇ, Mustafa. Space as a mode of political thinking. Geoforum, v. 43, n. 4, p. 669-676, 2012. http://dx.doi.org/10.1016/j.geoforum.2012.01.008
KOPNINA, Helen. Education for sustainable development (ESD): the turn away from “environment” in environmental education? Environmental Education Research, v. 18, n. 5, p. 699-717, Oct. 2012. http://dx.doi.org/10.1080/13504622.2012.658028
LOPES, Denílson. A Delicadeza: estética, experiência e paisagens. Brasília: EdUnB, 2007.
LUTZEMBERGER, José. Fim do Futuro? Manifesto ecológico brasileiro. Porto Alegre: Movimento, 1976.
PISTERS, Patricia. Flashforward: o futuro é agora. Tradução Davina Marques. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v. 30, n. 59, p. 69-75, nov. 2012.
RANCIÈRE, Jacques. Politics and aesthetics: an interview. Angelaki: Journal of the Theoretical Humanities, London, v. 8, n. 2, p. 191-211, Aug. 2003. http://dx.doi.org/
1080/0969725032000162657
REIGOTA, Marcos. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. Teias, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21,
p. 1-6, jan./abr. 2010.
SWYNGEDOUW, Erik. La naturaleza no existe! La sosteni-
bilidad como síntoma de una planificación despolitizada. Urban, Madrid, n. 1, p. 41-66, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.