Processos avaliativos e/na educação matemática: um estudo sobre o Programa Escola Ativa
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15880Palavras-chave:
Educação matemática. Processos avaliativos. Programa Escola Ativa. Escolas multisseriadas do campo. FoucaultResumo
O artigo examina o Programa Escola Ativa (PEA), endereçado às escolas multisseriadas do campo do país, enfocando os processos avaliativos ali presentes, no que diz respeito à educação matemática. Os aportes teóricos que dão sustentação ao estudo encontram-se nas formulações de Michel Foucault, em especial as que dizem respeito às práticas disciplinares e às tecnologias do eu. O material de pesquisa está circunscrito aos documentos do PEA direcionados aos professores. O exercício analítico sobre esse material(realizado na perspectiva da análise do discurso foucaultiano),possibilitou concluir que, no PEA, a avaliação: a) é concebida como um mecanismo de disciplinamento dos corpos e dos saberes que opera em um continuum e está presente em todas as etapas da aprendizagem da matemática; b) atua sobre os sujeitos escolares mediante diferentes práticas avaliativas; c) na área da matemática, tem como um de seus eixos principais a análise do erro do aluno.
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