Educação e esfera pública democrática: um capítulo negligenciado da filosofia política

Autores/as

  • Axel Honneth Universidade de Frankfurt

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16529

Palabras clave:

Educação pública. Esfera pública. Teoria política. Pedagogia. Cidadania.

Resumen

O texto discute a relação entre a educação e a organização democrática do governo republicano. Para o autor, pelo menos desde Kant os teóricos clássicos da filosofia política estavam convencidos de que uma boa educação e uma ordem estatal republicana dependem uma da outra: formar cidadãos para a liberdade para que, como cidadãos autônomos institucionalizem uma educação pública que possibilite a seus filhos o caminho para a maioridade política. Mas ele constata hoje um divórcio entre as gêmeas teorias da democracia e da educação. Razões que podem ter levado a essa cisão ele localiza na combinação, por afinidades eletivas, entre uma concepção truncada de democracia, que dependeria de comunidades tradicionais e mesmo religiosas para reproduzir suas bases ético-culturais, e uma falsa concepção normativa de neutralidade do estado, que culmina concebendo os professores não mais como servidores públicos a serviço do estado democrático de direito, mas como servidores dos pais. Em contraposição ao desacoplamento entre a formação do cidadão autônomo e do governo autônomo dos cidadãos, entre pedagogia e teoria política, ele reconstrói, a partir dos clássicos da teoria social, a concepção sobre um nexo fundamental entre educação e liberdade política, entre formação e democracia. Longe de advogar por uma volta à escola tradicional, o autor chama a atenção para dois grandes desafios que juntas, pedagogia e teoria democrática precisam enfrentar: o impacto da revolução digital sobre a esfera pública e a crescente heterogeneidade cultural dos cidadãos, em especial nas democracias ocidentais, para que a educação torne a ser o lugar do aprendizado da cultura democrática. (Resumo do editor).

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Biografía del autor/a

Axel Honneth, Universidade de Frankfurt

Doutor e livre-docente em Filosofia, professor na Universidade de Frankfurt (Alemanha) e diretor do Instituto para Pesquisa Social. Principais publicações: Luta por reconhecimento (Editora 34), Verdinglichung (Suhrkamp), Sofrimento de indeterminação (Esfera Pública), Das Recht der Freiheit (Suhrkamp). Conferência de abertura do 23º Congresso da Sociedade Alemã de Educação (DgfE – 12 mar. 2012, em Osnabrück), gentilmente cedida pelo autor para publicação na Civitas

Publicado

2014-03-03

Cómo citar

Honneth, A. (2014). Educação e esfera pública democrática: um capítulo negligenciado da filosofia política. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(3), 544–562. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.3.16529

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