Transformações na comunicação religiosa: análise dos dois modelos comunicacionais operantes no Brasil atual

Autores/as

  • Airton Luiz Jungblut PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13010

Palabras clave:

comunicação religiosa, religião e comunicação, meios de comunicação de massawave, e religião, internet e religião, mercado religioso e comunicação

Resumen

Busca-se, através deste artigo, a análise da utilização de modernas tecnologias de comunicação por grupos e/ou indivíduos vinculados a religiões e religiosidades no Brasil atual. Isso será feito analisando-se tanto os Meios de Comunicação de Massa (MCM), como a emergente Comunicação Mediada por Computador (CMC). Também será dada especial atenção aos aspectos mercadológicos implicados nestes usos, já que, levando em conta esse fator interveniente, joga-se importantes luzes nesse processo que se pretende analisar. Como resultado ficou a convicção de que se trata de dois modelos de comunicação religiosa que possuem profundas “afinidades eletivas” com duas maneiras atuais de vivenciamento da religião: a religião institucionalizada das “firmas religiosas” e a religiosidade autônoma favorecida pelo individualismo atual.

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Biografía del autor/a

Airton Luiz Jungblut, PUCRS

Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Publicado

2013-01-17

Cómo citar

Jungblut, A. L. (2013). Transformações na comunicação religiosa: análise dos dois modelos comunicacionais operantes no Brasil atual. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 12(3), 453–468. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2012.3.13010

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