Crianças na economia familiar do Baixo-Tapajós (Pará): ajudar, aprender, “se acostumar”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29605

Palavras-chave:

Infância. Trabalho. Aprendizagem. Amazônia. Agricultura familiar.

Resumo

Dialogando com um conjunto de trabalhos que se interessam pela contribuição de crianças em atividades produtivas em contextos de agricultura familiar (ou camponesa), sobretudo no Brasil, este artigo descreve essa contribuição de meninos e meninas da região do Baixo Tapajós (Pará) aos afazeres da roça e do trabalho doméstico, assim como suas experiências na caça e na pesca. Através dessa participação, as crianças no Tapajós, que frequentam a escola por um período do dia, aprendem saberes considerados importantes localmente. Meus interlocutores associam esse processo de aprendizagem à ideia de se acostumar, e mostro, em consonância com o resultado de outras pesquisas, que ele implica um tempo longo de convivência e observação e uma participação progressiva nas atividades praticadas por adultos. Em conclusão, insisto sobre o fato de que passar por esse processo é o que permite, caso a pessoa queira, ficar nas comunidades e se apropriar dos modos de vida ali vigentes.

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Biografia do Autor

Chantal Medaets, Institut des Hautes Études de l’Amérique latine (Iheal), Université Sorbonne Nouvelle, Paris, França.

Chantal Medaets é pós-doutoranda CAPES-Cofecub no Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL/ Univ. Paris III). Em 2015 ela defendeu sua tese em Antropologia da Educação na Universidade Paris Descartes, que trata das práticas de transmissao e aprendizagem na região do baixo Tapajós. Ela publicou, em 2017 em conjunto Alain Pierrot e Isabel Carvalho, o livro Domination et apprentissage : anthropologie des formes de la transmission culturelle.

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Publicado

2018-08-07

Como Citar

Medaets, C. (2018). Crianças na economia familiar do Baixo-Tapajós (Pará): ajudar, aprender, “se acostumar”. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 18(2), 411–430. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2018.2.29605