Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da criança no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15478Palavras-chave:
Antropologia da criança. Antropologia da infância. Crianças indígenas. Direitos das crianças. Políticas da infância.Resumo
Este artigo dedica-se a uma leitura da produção em antropologia que foca suas pesquisas nas crianças, sejam pesquisas sobre ou com crianças, sejam elas sobre políticas públicas voltadas à infância ou sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Tratando do campo da antropologia da criança no Brasil, e debatendo metodologias e conceitos, este levantamento da produção antropológica traz a proposta, apresentada e discutida no texto, de que toda pesquisa antropológica com ou sobre crianças, instituições, políticas e direitos deve ter em conta as concepções de infância que as perpassam e que informam suas formulações e ações. Inclusive as das crianças, que agem no mundo de acordo com a concepção de infância que este lhe apresenta, com a qual interagem e às vezes entram em conflito.Downloads
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Publicado
2014-01-30
Como Citar
Cohn, C. (2014). Concepções de infância e infâncias: um estado da arte da antropologia da criança no Brasil. Civitas: Revista De Ciências Sociais, 13(2), 221–244. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2013.2.15478
Edição
Seção
Dossiê
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