Autorregulação da aprendizagem

Construto e perspectivas de intervenção na escola

Autores/as

  • Andrea Dias Miglioransa Backes*
  • Sônia Maria de Souza Bonelli

Palabras clave:

Autorregulação, Aprendizagem, Desempenho escolar

Resumen

Este estudo bibliográfico tem como objetivo apresentar o construto da autorregulação da aprendizagem, os indicadores que influenciam o seu desenvolvimento e as perspectivas de intervenção da escola como ambiente de promoção de estudantes autorregulados. Verifica-se a estreita relação da autorregulação da aprendizagem e das crenças de autoeficácia e motivação com o desempenho acadêmico dos estudantes. Os desafios da escola na contemporaneidade passam pela construção de uma cultura da autorregulação da aprendizagem de estudantes, professores e gestores.

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Biografía del autor/a

Andrea Dias Miglioransa Backes*

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto Fernando Pessoa e especialista em Gestão da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Orientadora educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio no Colégio Marista Rosário

Sônia Maria de Souza Bonelli

Coordenadora do curso de Pedagogia da Escola de Humanidades da PUCRS. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Dias Miglioransa Backes*, . A., & de Souza Bonelli, . S. M. (2020). Autorregulação da aprendizagem: Construto e perspectivas de intervenção na escola. Caderno Marista De Educação, 10(1), e39596. Recuperado a partir de https://revistaseletronicas.pucrs.br/caderno-marista-de-educacao/article/view/39596

Número

Sección

Artículos