Autorregulação da aprendizagem
Construto e perspectivas de intervenção na escola
Palabras clave:
Autorregulação, Aprendizagem, Desempenho escolarResumen
Este estudo bibliográfico tem como objetivo apresentar o construto da autorregulação da aprendizagem, os indicadores que influenciam o seu desenvolvimento e as perspectivas de intervenção da escola como ambiente de promoção de estudantes autorregulados. Verifica-se a estreita relação da autorregulação da aprendizagem e das crenças de autoeficácia e motivação com o desempenho acadêmico dos estudantes. Os desafios da escola na contemporaneidade passam pela construção de uma cultura da autorregulação da aprendizagem de estudantes, professores e gestores.
Descargas
Citas
JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo et al. Autoeficácia acadêmica e autorregulação da aprendizagem: rede de relacionamento em bases online.Avaliação Psicológica, Itatiba , v. 15,n. 1,p. 73-82,abr. 2016. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167704712016000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em: 01 mar. 2017.
LINHARES, Maria Beatriz Martins; MARTINS, Carolina Beatriz Savegnago. O processo da autorregulação no desenvolvimento de crianças. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 2, p. 281-293, Jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2015000200281&script=sci_abstract>. Accesso em: 27 fev. 2017.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
POLYDORO, Soely Aparecida Jorge; AZZI, Roberta Gurgel. Autorregulação da aprendizagem na perspectiva da teoria sociocognitiva: introduzindo modelos de investigação e intervenção. Psicologia da Educação, n. 29, p. 75-94, 2009.
RODRIGUES, Luciana Cantarino; BARRERA, Sylvia Domingos. Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do ensino fundamental. Psicologia em pesquisa, Juiz de Fora, v. 1, n. 2, p. 41-53, dez. 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472007000200006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 27 fev. 2017.
SIMÃO, Ana Margarida da Veiga; FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo. Autorregulação da aprendizagem: abordagens teóricas e desafios para as práticas em contextos educativos. Cadernos de Educação, n. 45, p. 02-20, 2013.
UNIÃO MARISTA DO BRASIL. Projeto Educativo do Brasil Marista: nosso jeito de conceber a educação básica. Brasília, DF: Umbrasil, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Caderno Marista de Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Caderno Marista de Educação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Caderno Marista de Educação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.