Asas da Florestania: línguas e culturas em jogo no programa de letramento e cidadania na floresta brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28170

Palavras-chave:

Continua of Biliteracy, Asas da Florestania Infantil, Acre, multilingual setting and curricula.

Resumo

Este artigo metodológico aplica o Contínuo de Biletramento (Hornberger, 1989; Hornberger e Skilton-Sylvester, 2000) no currículo e recursos humanos da Asas da Florestania Infantil, nomeadamente “Asinhas”, uma iniciativa pré-escolar
com reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) pela sua surpreendente abordagem para o cenário multilingue no Acre, noroeste do Brasil. Por ser dependente da floresta, a
identidade do Acre é um pote de fusão de cultura híbrida e tradicional com defensores de borrachas sustentáveis, reivindicadores de terra indígenas e refugiados haitianos, onde as línguas e o letramento convergem para legitimar a
diversidade linguística e cultural brasileira. Inicialmente financiado pela rede de comunicação nacional Rede Globo e o Banco Mundial, hoje também responde aos governos municipal, estadual e federal para prestação de contas. Concluímos que o recrutamento de agentes educacionais da Asinhas para promoção de conteúdo significativo com base na floresta, através de uma abordagem antropológica de visitas domiciliares, é uma excelente concepção de descentralização e reconhecimento de ambiente e currículo multilíngue, apesar da sua sub-representação populacional e das limitações de ampliação.

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Biografia do Autor

Silvia Ramos Sollai, Florida State University

K-12 Portuguese Curriculum Specialist

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Ramos Sollai, S. (2017). Asas da Florestania: línguas e culturas em jogo no programa de letramento e cidadania na floresta brasileira. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 8(2), 133–147. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2017.2.28170

Edição

Seção

Artigos