PLA, ensino e cultura: reflexões sobre a formação de professores para a mediação e sensibilidade cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.32647

Palabras clave:

Cultura, Interculturalidade, Português Língua Adicional, Formação de Professores.

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que se pautou em investigar e discutir as experiências de formação inicial de um grupo de professores de Português Língua Adicional (PLA), atuantes em um curso de extensão universitária, considerando-se sua formação para abordar temáticas culturais dentro de uma concepção de mediação cultural (Manaa, 2009). De caráter qualitativo e natureza interpretativa, a pesquisa teve como foco principal a discussão do como o conhecimento (inter)cultural se desenvolve levando-se em conta o ensino de língua para a sensibilidade às diversidades culturais e à formação inicial para intermediações culturais na sala de aula. A geração de registros baseou-se em narrativas escritas e a análise foi conduzida no intuito de identificar a visão dos professores-em-formação inicial sobre suas posturas e preparo para atuarem como mediadores culturais. Os resultados indicam que, embora não percebam que tenham passado por uma formação direcionada para tais questões (o ensino de cultura, interculturalidade e mediação cultural), conseguem refletir, se posicionar e mediar tais temas de forma sensível.

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Biografía del autor/a

Glauber Heitor Heitor Sampaio, Universidade Estadual de Campinas

Institudo de Estudos da Linguagem

Luana Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

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Publicado

2019-08-01

Cómo citar

Heitor Sampaio, G. H., & Rodrigues, L. (2019). PLA, ensino e cultura: reflexões sobre a formação de professores para a mediação e sensibilidade cultural. BELT - Brazilian English Language Teaching Journal, 10(1), e32647. https://doi.org/10.15448/2178-3640.2019.1.32647

Número

Sección

Artículos