Adaptação de uma Tarefa de Discurso Narrativo Infantil e dados quanto ao tipo de escola

Mirella Liberatore Prando, Fabiola Schwengber Cararin, Lilian Cristine Scherer, Bernadette Ska, Maria Alice Pimenta de Matos Parente, Yves Joanette, Rochele Paz Fonseca

Resumo


Objetivou-se apresentar o processo de adaptação da tarefa do Discurso Narrativo da Bateria MAC para crianças, verificando-se, ainda, se a tarefa diferencia o desempenho de crianças quanto ao tipo de escola. A adaptação ocorreu em quatro etapas: 1) adaptação de instrução e de termos; 2) análise comparada de proposições por neuropsicolinguista; 3) análise por juízes especialistas; 4) estudo piloto com 14 crianças entre 6 e 12 anos de idade. Compararam-se dois grupos de crianças saudáveis de 7 a 9 anos de idade, 15 de escola pública e 16, de privada. Realizaram-se mudanças terminológicas na narrativa e na instrução, sendo a análise de juízes e o estudo piloto fundamentais. O número de informações presentes do reconto parcial foi superior em crianças de escola privada. A tarefa pode auxiliar na identificação de um perfil desenvolvimental de algumas funções neuropsicológicas na infância.

Palavras-chave


avaliação neuropsicológica infantil; linguagem; discurso narrativo; adaptação; tipo escola.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.