Adaptação de uma Tarefa de Discurso Narrativo Infantil e dados quanto ao tipo de escola

Autores

  • Mirella Liberatore Prando PUCRS
  • Fabiola Schwengber Cararin PUCRS
  • Lilian Cristine Scherer PUCRS
  • Bernadette Ska Université de Montréal
  • Maria Alice Pimenta de Matos Parente Universidade do ABC
  • Yves Joanette Université de Montréal
  • Rochele Paz Fonseca PUCRS

Palavras-chave:

avaliação neuropsicológica infantil, linguagem, discurso narrativo, adaptação, tipo escola.

Resumo

Objetivou-se apresentar o processo de adaptação da tarefa do Discurso Narrativo da Bateria MAC para crianças, verificando-se, ainda, se a tarefa diferencia o desempenho de crianças quanto ao tipo de escola. A adaptação ocorreu em quatro etapas: 1) adaptação de instrução e de termos; 2) análise comparada de proposições por neuropsicolinguista; 3) análise por juízes especialistas; 4) estudo piloto com 14 crianças entre 6 e 12 anos de idade. Compararam-se dois grupos de crianças saudáveis de 7 a 9 anos de idade, 15 de escola pública e 16, de privada. Realizaram-se mudanças terminológicas na narrativa e na instrução, sendo a análise de juízes e o estudo piloto fundamentais. O número de informações presentes do reconto parcial foi superior em crianças de escola privada. A tarefa pode auxiliar na identificação de um perfil desenvolvimental de algumas funções neuropsicológicas na infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Liberatore Prando, PUCRS

Pós Graduação em Psicologia - PUCRS

Downloads

Publicado

2013-11-11

Como Citar

Prando, M. L., Cararin, F. S., Scherer, L. C., Ska, B., Parente, M. A. P. de M., Joanette, Y., & Fonseca, R. P. (2013). Adaptação de uma Tarefa de Discurso Narrativo Infantil e dados quanto ao tipo de escola. Psico, 44(3), 439–452. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12382

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)