Adaptação do Protocole MEC de Poche e da Bateria MAC Expandida: Bateria MAC Breve

Autores

  • Fabíola Schwengber Casarin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Lilian Cristine Scherer Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Perrine Ferré Hôpital de Réadaptation Villa Medica
  • Bernadette Ska Centro de Pesquisa do Instituto Universitário de Geriatria de Montreal
  • Maria Alice Pimenta de Mattos Parente Universidade Federal do ABC
  • Yves Joanette Faculty of Medicine Université de Montréal
  • Rochele Paz Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Avaliação neuropsicológica, adaptação, linguagem, hemisfério direito, avaliação breve.

Resumo

Este estudo apresenta procedimentos teóricos e empíricos da adaptação da versão expandida da Bateria MAC e do Protocole MEC de Poche para uma versão breve brasileira - Bateria MAC Breve. Participaram quatro tradutores, 308 juízes não especialistas, 14 juízes especialistas e 36 adultos saudáveis. Seis etapas foram conduzidas: (1) comparação entre MAC expandida e MEC de Poche, (2) tradução, (3) desenvolvimento de novos estímulos, (4) análise de critérios psicolinguísticos por juízes não especialistas e (5) especialistas e (6) estudos pilotos. A versão adaptada mostrou-se adequada e apresentou evidência de validade de conteúdo para avaliar processamentos comunicativos discursivo, pragmático-inferencial, léxico¬semântico e prosódico. Estudos futuros com populações clínicas tornam-se necessários para que se possa utilizá-la para o diagnóstico funcional de dificuldades comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-19

Como Citar

Casarin, F. S., Scherer, L. C., Ferré, P., Ska, B., Parente, M. A. P. de M., Joanette, Y., & Fonseca, R. P. (2013). Adaptação do Protocole MEC de Poche e da Bateria MAC Expandida: Bateria MAC Breve. Psico, 44(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12379

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)