Adaptação de uma Tarefa de Discurso Narrativo Infantil e dados quanto ao tipo de escola

Autores

  • Mirella Liberatore Prando PUCRS
  • Fabiola Schwengber Cararin PUCRS
  • Lilian Cristine Scherer PUCRS
  • Bernadette Ska Université de Montréal
  • Maria Alice Pimenta de Matos Parente Universidade do ABC
  • Yves Joanette Université de Montréal
  • Rochele Paz Fonseca PUCRS

Palavras-chave:

avaliação neuropsicológica infantil, linguagem, discurso narrativo, adaptação, tipo escola.

Resumo

Objetivou-se apresentar o processo de adaptação da tarefa do Discurso Narrativo da Bateria MAC para crianças, verificando-se, ainda, se a tarefa diferencia o desempenho de crianças quanto ao tipo de escola. A adaptação ocorreu em quatro etapas: 1) adaptação de instrução e de termos; 2) análise comparada de proposições por neuropsicolinguista; 3) análise por juízes especialistas; 4) estudo piloto com 14 crianças entre 6 e 12 anos de idade. Compararam-se dois grupos de crianças saudáveis de 7 a 9 anos de idade, 15 de escola pública e 16, de privada. Realizaram-se mudanças terminológicas na narrativa e na instrução, sendo a análise de juízes e o estudo piloto fundamentais. O número de informações presentes do reconto parcial foi superior em crianças de escola privada. A tarefa pode auxiliar na identificação de um perfil desenvolvimental de algumas funções neuropsicológicas na infância.

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Biografia do Autor

Mirella Liberatore Prando, PUCRS

Pós Graduação em Psicologia - PUCRS

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Publicado

2013-11-11

Como Citar

Prando, M. L., Cararin, F. S., Scherer, L. C., Ska, B., Parente, M. A. P. de M., Joanette, Y., & Fonseca, R. P. (2013). Adaptação de uma Tarefa de Discurso Narrativo Infantil e dados quanto ao tipo de escola. Psico, 44(3), 439–452. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/12382

Edição

Seção

Artigos