A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806Palavras-chave:
Espetáculo, rádio, podcastingResumo
Buscou-se repensar a importância da espetacularização e da alta visibilidade como fatores que permitiriam aos atores sociais “negociar” sentidos e significados na sociedade contemporânea. Considera-se as apropriações das novas tecnologias um estudo de caso que permite avaliar as possibilidades de construção de linhas de fuga na sociedade atual, marcada por uma forte presença dos media e do entretenimento. Analisou-se o novo nicho de produção e consumo midiático viabilizado pela convergência tecnológica – especificamente o podcasting, modalidade de rádio sob demanda –, repensando a atuação dos usuários no estabelecimento de formas inovadoras de sociabilidade e mediação socioculturais.Downloads
Referências
ANTOUN, Henrique, PECINI, André Custódio (2007). A web e a parceria: Projetos colaborativos e o problema da mediação na Internet. In: XVI Compós, 2007, Curitiba. Anais do XVI Encontro da Compós, Curitiba: UTP, 2007.
ANTOUN, Henrique (2002). Comunidades virtuais, ativismo e combate pela informação In: Lugar Comum. Rio: CNPq/NEPCOM-ECO-UFRJ, n. 15-16.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulações. Lisboa: Relógio D'Água, 1991.
CALLEJA, Aleida e SOLÍS, Beatriz. Con permiso. La radio comunitaria en México. Cidade do México: Fundación Friedrich Ebert, 2005.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio: Paz e Terra, 1999.
CASTRO, Gisela G. S. Podcasting e consumo cultural. In: XIV Compós, 2005, Brasília. Anais do XIV Encontro Anual da Compós. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2005.
CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro:Contraponto, 1997.
DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil platôs. São Paulo: 1998.
DYER, Richard. Only Entertainment. Nova York: Routledge, 2002.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2004.
FREIRE FILHO, João. Usos (e abusos) do conceito de espetáculo na teoria social e na crítica cultural. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs). Comunicação, cultura & consumo. A (des)construção do espetáculo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005, p. 13-44.
GABLER, Neal. Vida, o filme. Como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
GUATTARI, Felix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.
GUATTARI, Felix e ROLNIK, Suely. Micro-política: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.
HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
HERSCHMANN, Micael. Alguns apontamentos sobre a reestruturação da indústria da música in: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs). Novos Rumos da Cultura da Mídia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 161-188.
HERSCHMANN, Micael. Espetacularização e alta visibilidade: a politização do hip-hop no Brasil Contemporâneo. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs). Comunicação, cultura & consumo. A (des)construção do espetáculo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005, p. 153-168.
HERSCHMANN, Micael e PEREIRA, Carlos Alberto M. (orgs.). Mídia, memória & celebridades. Rio de Janeiro: EPapers, 2005.
KISCHINHEVSKY, Marcelo e HERSCHMANN, Micael. A indústria da música brasileira hoje – Riscos e oportunidades. In: FREIRE FILHO, João e JANOTTI JUNIOR, Jeder (orgs.). Comunicação & música popular massiva. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 87-110.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.
______. Os portais e a segmentação no rádio via Internet. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 189-211.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Manguebit e novas estratégias de difusão diante da reestruturação da indústria fonográfica. Ciberlegenda. Niterói: PPGCOM/ UFF, 2006.
LEMOS, André. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura, Salvador, v. 1, n. 46, 2005.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio: Ed. UFRJ, 1997.
NOVAES, Adauto. Muito além do espetáculo. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.
PEREIRA, Carlos Alberto M.; HERSCHMANN, Micael. Comunicação e novas estratégias organizacionais na Era da Informação e do Conhecimento. In: Comunicação & Sociedade. São Bernardo: Umesp, n. 32, p. 27-42, 2002.
PINE, B. Joseph e GILMORE, James. O espetáculo dos negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Para além da emissão sonora: As interações no podcasting. Intexto, n. 13, Porto Alegre, 2005.
REIN, Irving; KOTLER, Philip. Marketing de alta visibilidade. São Paulo: Makron Books, 1999.
SANTINI, Rose Marie. Admirável chip novo: A música na era da internet. RJ: E-Papers, 2006.
SUBIRATIS, Eduardo. A cultura do espetáculo. São Paulo: Nobel, 1989.
TRIGO, Luiz Gonzaga. Entretenimento. São Paulo: Ed. SENAC, 2003.
TURKLE, Sherry. A vida no ecrã. A identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.