A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento

Micael Herschmann, Marcelo Kischinhevsky

Resumo


Buscou-se repensar a importância da espetacularização e da alta visibilidade como fatores que permitiriam aos atores sociais “negociar” sentidos e significados na sociedade contemporânea. Considera-se as apropriações das novas tecnologias um estudo de caso que permite avaliar as possibilidades de construção de linhas de fuga na sociedade atual, marcada por uma forte presença dos media e do entretenimento. Analisou-se o novo nicho de produção e consumo midiático viabilizado pela convergência tecnológica – especificamente o podcasting, modalidade de rádio sob demanda –, repensando a atuação dos usuários no estabelecimento de formas inovadoras de sociabilidade e mediação socioculturais.

Palavras-chave


Espetáculo; rádio; podcasting

Texto completo:

PDF

Referências


ANTOUN, Henrique, PECINI, André Custódio (2007). A web e a parceria: Projetos colaborativos e o problema da mediação na Internet. In: XVI Compós, 2007, Curitiba. Anais do XVI Encontro da Compós, Curitiba: UTP, 2007.

ANTOUN, Henrique (2002). Comunidades virtuais, ativismo e combate pela informação In: Lugar Comum. Rio: CNPq/NEPCOM-ECO-UFRJ, n. 15-16.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacro e simulações. Lisboa: Relógio D'Água, 1991.

CALLEJA, Aleida e SOLÍS, Beatriz. Con permiso. La radio comunitaria en México. Cidade do México: Fundación Friedrich Ebert, 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio: Paz e Terra, 1999.

CASTRO, Gisela G. S. Podcasting e consumo cultural. In: XIV Compós, 2005, Brasília. Anais do XIV Encontro Anual da Compós. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2005.

CEBRIÁN HERREROS, Mariano. La radio en la convergencia multimedia. Barcelona: Gedisa, 2001.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro:Contraponto, 1997.

DELEUZE, Gilles e GUATTARI, Felix. Mil platôs. São Paulo: 1998.

DYER, Richard. Only Entertainment. Nova York: Routledge, 2002.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 2004.

FREIRE FILHO, João. Usos (e abusos) do conceito de espetáculo na teoria social e na crítica cultural. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs). Comunicação, cultura & consumo. A (des)construção do espetáculo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005, p. 13-44.

GABLER, Neal. Vida, o filme. Como o entretenimento conquistou a realidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.

GUATTARI, Felix. Revolução molecular: pulsações políticas do desejo. São Paulo: Brasiliense, 1981.

GUATTARI, Felix e ROLNIK, Suely. Micro-política: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2005.

HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.

HERSCHMANN, Micael. Alguns apontamentos sobre a reestruturação da indústria da música in: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs). Novos Rumos da Cultura da Mídia. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 161-188.

HERSCHMANN, Micael. Espetacularização e alta visibilidade: a politização do hip-hop no Brasil Contemporâneo. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs). Comunicação, cultura & consumo. A (des)construção do espetáculo. Rio de Janeiro: E-Papers, 2005, p. 153-168.

HERSCHMANN, Micael e PEREIRA, Carlos Alberto M. (orgs.). Mídia, memória & celebridades. Rio de Janeiro: EPapers, 2005.

KISCHINHEVSKY, Marcelo e HERSCHMANN, Micael. A indústria da música brasileira hoje – Riscos e oportunidades. In: FREIRE FILHO, João e JANOTTI JUNIOR, Jeder (orgs.). Comunicação & música popular massiva. Salvador: EDUFBA, 2005, p. 87-110.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. O rádio sem onda – Convergência digital e novos desafios na radiodifusão. Rio de Janeiro: E-Papers, 2007.

______. Os portais e a segmentação no rádio via Internet. In: FREIRE FILHO, João e HERSCHMANN, Micael (orgs.). Novos rumos da cultura da mídia: indústrias, produtos, audiências. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007, p. 189-211.

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Manguebit e novas estratégias de difusão diante da reestruturação da indústria fonográfica. Ciberlegenda. Niterói: PPGCOM/ UFF, 2006.

LEMOS, André. Podcast: emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura, Salvador, v. 1, n. 46, 2005.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio: Ed. UFRJ, 1997.

NOVAES, Adauto. Muito além do espetáculo. São Paulo: Ed. SENAC, 2005.

PEREIRA, Carlos Alberto M.; HERSCHMANN, Micael. Comunicação e novas estratégias organizacionais na Era da Informação e do Conhecimento. In: Comunicação & Sociedade. São Bernardo: Umesp, n. 32, p. 27-42, 2002.

PINE, B. Joseph e GILMORE, James. O espetáculo dos negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Para além da emissão sonora: As interações no podcasting. Intexto, n. 13, Porto Alegre, 2005.

REIN, Irving; KOTLER, Philip. Marketing de alta visibilidade. São Paulo: Makron Books, 1999.

SANTINI, Rose Marie. Admirável chip novo: A música na era da internet. RJ: E-Papers, 2006.

SUBIRATIS, Eduardo. A cultura do espetáculo. São Paulo: Nobel, 1989.

TRIGO, Luiz Gonzaga. Entretenimento. São Paulo: Ed. SENAC, 2003.

TURKLE, Sherry. A vida no ecrã. A identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio D'Água, 1997.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Ciências Sociais Aplicadas | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS