Carência de dados e desafios metodológicos para o desenvolvimento dos estudos da indústria da música

Autores

  • Micael Herschmann Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.13129

Palavras-chave:

Comunicação, Indústria da música, Metodologia

Resumo

Balanço das dificuldades metodológicas enfrentadas pelos pesquisadores que vêm trabalhando com a indústria da música no contexto atual marcado pela crise e reestruturação deste setor da produção cultural. Analisa-se aqui não só as implicações das carências de dados e dos indicadores culturais do setor musical para o desenvolvimento destes estudos, mas também se sublinha neste artigo a importância em se renovar os protocolos de investigação e de se desenvolver pesquisas que sejam capazes de gerar dados primários, visando com isso dar conta da complexidade da dinâmica da indústria da música do início do século XXI.

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Biografia do Autor

Micael Herschmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ, onde também dirige o Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação.

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Publicado

2013-05-23

Como Citar

Herschmann, M. (2013). Carência de dados e desafios metodológicos para o desenvolvimento dos estudos da indústria da música. Revista FAMECOS, 20(1), 131–146. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2013.1.13129

Edição

Seção

Representações