A imagem em movimento e os espaços da arte contemporânea: outras formulações do audiovisual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.31437

Palavras-chave:

Cinema. Arte contemporânea. Espaço expositivo.

Resumo

O texto reflete sobre as passagens e contaminações históricas e contemporâneas entre arte e cinema ancorando principalmente nas dinâmicas do espaço, mostrando como se efetua uma vertente do audiovisual contemporâneo que se coloca na intercessão entre a tradicional sala escura de exibição, a caixa preta, e os espaços de exposição como museus e galerias, o cubo branco. Construímos um breve contexto histórico, para em seguida nos determos nas dinâmicas do espaço a partir da noção de heterotopia em Foucault para analisar algumas obras exibidas na 32ª Bienal de São Paulo (2016).

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Biografia do Autor

Eduardo Antonio de Jesus, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Campus Pampulha, Belo Horizonte (MG)

Com Graduação (PUC Minas, 1991) e Mestrado (UFMG, 2001) em Comunicação e Doutorado em Artes (USP, 2008), Eduardo de Jesus é Professor Titular do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, onde integra o Programa de Pós Graduação em Comunicação, sendo atualmente subcoordenador. Suas pesquisas estão focadas na relação entre as imagens em movimento e as espacialidades.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

de Jesus, E. A. (2019). A imagem em movimento e os espaços da arte contemporânea: outras formulações do audiovisual. Revista FAMECOS, 26(3), e31437. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.31437

Edição

Seção

Audiovisual