Português para refugiados: aliando pragmática e discurso em resposta a uma demanda concreta

Autores

  • Poliana Coeli Costa Arantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19621

Palavras-chave:

Pragmática, Discurso, Português para refugiados, Negação polêmica.

Resumo

O presente artigo busca salientar a importância das perspectivas da pragmática e da análise do discurso para o atendimento a uma demanda concreta originada de uma área ainda carente de estudos e pesquisas, que necessita de maior visibilidade nos contextos acadêmicos e de formação de professores, o português para refugiados (PR). Nesse contexto, faz-se uma discussão sobre as demandas e finalidades da relação que os refugiados estabelecem com a aprendizagem de português como língua não materna. Para ilustrar essa demanda foram analisados dois materiais linguístico-discursivos veiculados em suportes midiáticos no Brasil como parte das iniciativas de protesto à realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Tais materiais pertenceram ao movimento “não vai ter copa!”, durante os preparativos para a copa do mundo de futebol de 2014.

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Biografia do Autor

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Professora Adjunta de Língua e Literatura Alemã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora da Pós-graduação em Letras na referida instituição. Áreas de atuação: Análise do Discurso, Linguística, Línguas Estrangeiras (ensino e aprendizagem), formação de professores, mídias.

Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Departamento de Estudos da Linguagem e Programa de Pós-Graduação em Letras (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

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Publicado

2015-07-15

Como Citar

Arantes, P. C. C., & Deusdará, B. (2015). Português para refugiados: aliando pragmática e discurso em resposta a uma demanda concreta. Letrônica, 8(1), 45–59. https://doi.org/10.15448/1984-4301.2015.1.19621