Compreensão oral e diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho em aprendizes iniciantes de L2

Aline Fay, Augusto Buchweitz

Resumo


O objetivo do presente estudo foi investigar se as diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho de aprendizes de inglês como segunda língua (L2) poderiam prever o desempenho em tarefas de compreensão oral em um exame de proficiência. Dois grupos de aprendizes adultos de Inglês como L2 (24 alunos no total) participaram deste estudo. Na primeira parte do experimento os 24 participantes realizaram um teste simulado de listening (parte de um teste padronizado e internacional) para a obtenção de seus escores. Na segunda parte do experimento os 24 participantes realizaram um teste que mede a capacidade de memória de trabalho (BAMT). A hipótese do estudo era que as diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho de aprendizes de inglês como L2 seriam preditoras de desempenho em tarefas de compreensão oral no exame de proficiência. A hipótese foi confirmada. As diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho foram preditoras de desempenho nas tarefas de compreensão oral do exame, demonstrando que quanto maior a capacidade de armazenamento da memória de trabalho, maior será o escore dos aprendizes em tarefas de compreensão oral.

Palavras-chave


Diferenças individuais; Compreensão oral; Capacidade de memória de trabalho; Aprendizes de inglês como L2 com baixa proficiência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2014.1.16839

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