Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Estudos Ibero-Americanos?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para proposta de Dossiê Temático:

 

Os proponentes dos dossiês devem ser doutores que possuam reconhecida competência acadêmica na área temática em que o dossiê será proposto. A revista Estudos Ibero-Americanos sugere que a organização tenha dois pesquisadores e que não sejam vinculados à mesma instituição.

Os dossiês devem abordar questões obrigatoriamente pautadas no Foco e Escopo da revista. Textos focados em questões teóricas e/ou metodológicas também têm espaço no periódico.

Os dossiês serão compostos por cerca de seis artigos mais a apresentação, resenha temática e entrevista; excepcionalmente, após avaliação do Conselho Editorial, o Dossiê poderá contar com mais artigos, os quais deverão seguir rigorosamente as Diretrizes para Autores da Revista Estudos Ibero-Americanos. Os originais serão submetidos a pareceristas, obedecendo às mesmas regras dos demais artigos conforme as normas de publicação.

A Estudos Ibero-Americanos aceita somente textos inéditos para publicação. A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista. Em seguida, os textos serão submetidos à avaliação cega (peer review) feita por, pelo menos, dois pareceristas externos.

Os organizadores terão a responsabilidade de auxiliar o processo editorial, garantindo a qualidade do material. Destaca-se que os responsáveis pelo dossiê não podem ser autores e nem coautores de artigos no dossiê sob sua edição. Entretanto, tanto a apresentação do dossiê quanto a entrevista que integrará o mesmo serão de responsabilidade e autoria dos organizadores. A entrevista, que deverá ser conduzida pelos responsáveis, será pautada pelo tema do dossiê e realizada com algum historiador, personalidade ou intelectual de relevância e ligado à temática proposta. Todas as propostas devem ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail eia@pucrs.br e devem ser constituídas por um texto argumentativo/descritivo, de até duas laudas, sobre a temática escolhida e sobre sua relevância para os debates na área dos estudos ibero-americanos. Uma vez aprovado pelo Conselho Editorial, será estabelecido um cronograma com os organizadores.

 

 Normas para submissão de artigos:

 

A Revista Estudos Ibero-americanos é um periódico com mais de quarenta anos de atuação na difusão e produção de conhecimento histórico. Vinculada ao Departamento e Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), a revista recebe artigos e resenhas em fluxo contínuo e de acordo com os dossiês propostos e coordenados por pesquisadores reconhecidos na área (para consultar os próximos dossiês, ver anúncios na seção “notícias”).

Todas as contribuições sugeridas serão submetidas à avaliação de pareceristas conceituados, ficando a aprovação ou não do texto sujeita a seu julgamento. No caso dos pareceristas sugerirem modificações, a publicação estará a elas condicionada. Ao submeter a proposta, o(a) autor(a) é responsável pelo ineditismo do texto, pela exatidão dos dados apresentados e pelas opiniões nele contidas. Em caso de verificação de plágio ou do não ineditismo do material, a revista se reserva o direito de desconsiderar a proposta. O(a) autor(a) fica também ciente de que a publicação do texto implica a cessão de direitos autorais e de publicação à Revista Estudos Ibero-americanos.

As propostas devem ser submetidas sem qualquer forma de identificação dos autores. Ela se dará internamente pelo registro preenchido na página de cadastro antes do envio do texto. Para evitar o reconhecimento da autoria, referências diretas e pessoais aos autores ou a seus trabalhos prévios devem ser evitadas. Além disso, o arquivo deverá ter a autoria apagada antes da submissão. Para tanto, em documentos do Microsoft Office, a identificação deve ser removida das propriedades do documento no menu Arquivo > Propriedades > Pessoas Relacionadas ou em Arquivo > Salvar como > Autores. Em arquivos Mac, a remoção deve ser feita em Opções no Mac > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salva.

Autores e autoras de propostas devem, obrigatoriamente, ter o grau mínimo de doutorado. A não verificação dessa condição implicará na automática reprovação do texto. Havendo mais de um autor, os editores serão informados, através de documento suplementar, qual a contribuição que cada um deu ao texto, da pesquisa à redação final. Não é permitida a publicação de orientador com orientando.

O autor que publicar na EIA, precisa aguardar no mínimo 9 edições (3 anos) para voltar a publicar novamente na revista.

Toda e qualquer submissão deve se orientar ainda pelas seguintes normas técnicas, sob pena de desconsideração da proposta:

 

  • Os textos submetidos para apreciação podem ser enviados em português, espanhol ou inglês. Todos os textos devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, justificado e com deslocamento da primeira linha em 2,5 cm. As margens deverão ser de 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita).
  • Citações: documentais e/ou bibliográficas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com o seguinte formato: Tamanho da fonte 10, espaço simples, alinhamento justificado, margem esquerda 2,5 cm, sem deslocamento da primeira linha, espaçamento antes e depois de 6pts. Ao final da citação, entre parêntesis, deve constar a referência bibliográfica autor-data (ex.: SEVCENKO, 1995, p. 36).
  • As notas explicativas deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página, em fonte Times New Roman tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. Não utilizar notas somente para referências bibliográficas. Se dentro das notas houver referências bibliográficas, deverão ser observadas as mesmas regras do corpo do texto, utilizando-se o sistema autor-data.
  • No caso do texto trazer subtítulos, eles devem ser escritos em fonte 13, com alinhamento à esquerda, espaço simples e espaçamento antes e depois de 6 pts.
  • Os artigos devem se ajustar, obrigatoriamente, ao espaço entre 15 e 25 páginas, seguindo as normas acima descritas. Devem contar ainda com um resumo, com no máximo 20 linhas (escrito nos três idiomas da revista, português, espanhol e inglês), além de título (fonte 12, também em português, espanhol e inglês).
  • As resenhas devem se ajustar, obrigatoriamente, ao espaço entre 3 e 5 páginas, seguindo as normas acima descritas. As obras resenhadas não podem ter mais de dois anos de publicação, no caso de obras escritas originalmente em português, ou mais de cinco anos de publicação, no caso de obras originalmente publicadas em outro idioma.
  • Imagens, ilustrações e gráficos deverão ser enviadas como "Documentos Suplementares" em arquivo à parte, no formato JPG, ou TIF, em alta resolução (no mínimo 200 dpi). No corpo do texto deverão vir indicados os locais em que serão colocadas, bem como a respectiva legenda e referência. O(a) autor(a) é responsável pela respectiva autorização de publicação da imagem. Após inseridas, as imagens devem obrigatoriamente se enquadrar no espaço das 15 a 25 páginas permitidas, sob pena de desconsideração do texto. As tabelas devem ser apresentadas no formato do Word. Não sublinhar ou desenhar linhas dentro das tabelas, usar tabulações para separar colunas.
  • Ao final de cada texto, a bibliografia utilizada deverá ser referenciada. Essa bibliografia deverá se ajustar, obrigatoriamente, ao espaço entre 15 e 25 páginas permitidas, no caso de artigos, ou entre 3 e 5 páginas, no caso de resenhas. As referências deverão seguir os modelos expostos pelos exemplos a seguir:

Livros

 

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data.

 

Ex: ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo. São Paulo: Cia das Letras, 1989.

 

Textos em Coletânea

 

SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final.

 

Ex: HUMLEBAECK, Carsten. Atitudes Partidárias e Passado Autoritário na Democracia Espanhola. In: PINTO, Antonio Costa; MARTINHO, Francisco Carlos Palomanes (org.). O Passado que não passa – a sombra das ditaduras na Europa do Sul e na América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. 159-186.

 

Artigos em Periódicos

 

SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em itálico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

 

Ex: HEUER, Wolfgang. A Síndrome de Wilkomirski: História Falsificada. Estudos Ibero-americanos, Porto Alegre, v. 32, n. 0, 35-47, jan. 2006.

 

Trabalhos Acadêmicos

 

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano de depósito. Tese/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso) – Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa.

 

Ex: MORAES, Luís Edmundo de Souza. Ein Volk, ein Reich, ein Führer! A seção brasileira do Partido Nazista e a Questão Nacional. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1996.

 

Artigos ou Colunas de Jornal

 

SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data. Caderno, p.

 

Ex: MASSI, Augusto. Chico Buarque responde ao Brasil com Paratodos. Folha de São Paulo, São Paulo, 20 nov. 1993. Ilustrada, 5-1.

 

Filmes

 

TÍTULO: subtítulo. Diretor, produtor. Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas. Notas complementares.

 

REDS. Dir. Warren Beatty. Estados Unidos: Paramount, 1981. DVD. 188 min.

 

Iconografia

 

SOBRENOME, Nome. Título. Data. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões, local). Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam-se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico.

 

Ex: BOTTICELLI, Sandro. Primavera. 1481-2. Têmpera sobre madeira, 203 x 314, Galleria degli Uffizi, Florença.

 

Documentos Eletrônicos

 

Para documentos em suporte eletrônico são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre aspas precedidos da expressão “Disponível em:” e a data de acesso ao documento, precedida da expressão “Acesso em:”.

 

Ex: ACCARDO, Alain. A estranha ética dos jornalistas. In: Le Monde Diplomatique, jan. 2003. Disponível em: <http://www.diplo.com.br/aberto/0005/24.htm>. Acesso em: 12 fev. 2003.

ORCID:

É obrigatório informar o código ORCID. Se necessário, registre-se em:  https://orcid.org/signin

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O autor deve possuir a titulação de doutor e as contribuições devem adequar-se à política editorial da Estudos Ibero-Americanos.
  3. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação por Pares Cega.
  4. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da primeira publicação para a revista. Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.