Proposta de instrumento de avaliação da consciência fonológica, parâmetro configuração de mão, para crianças surdas utentes da Língua de Sinais Brasileira

Carina Rebello Cruz, Regina Ritter Lamprecht

Resumo


Este artigo apresenta a elaboração, a aplicação e a análise de uma proposta de instrumento de avaliação da consciência fonológica, parâmetro configuração de mão, para crianças surdas utentes da Língua de Sinais Brasileira (LSB). O instrumento foi elaborado considerando as boas condições para a formação dos sinais, a fonologia da LSB e o processo de aquisição da fonologia por crianças surdas utentes da LSB (FERREIRA-BRITO, 1995; KARNOPP, 1994, 1999; QUADROS; KARNOPP, 2004). Os informantes foram cinco professores surdos e quinze crianças surdas utentes da LSB, com faixa etária entre 6:01 e 11:1, com início da aquisição da linguagem entre 0:0 e 4:1, sem alterações no desenvolvimento. A proposta de instrumento foi analisada quanto à aplicabilidade e eficiência. Os resultados demonstraram que o instrumento proposto foi efetivo para a avaliação da consciência fonológica do parâmetro configuração de mão. Além disso, considerando os dados dos informantes, constatou-se que o aumento do período de exposição lingüística influenciou favoravelmente no nível de consciência fonológica das crianças.

Palavras-chave


consciência fonológica; avaliação; crianças surdas; língua de sinais brasileira; linguagem.

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e-ISSN: 1984-7726

ISSN-L: 0101-3335

 

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