A EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33770

Palavras-chave:

Educação na prisão, Educação de jovens e adultos, Educação popular, Práticas educativas na prisão.

Resumo

O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da educação popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços, a partir de três dimensões:  a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente, a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.

 

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Biografia do Autor

Elenice Maria Cammarosano Onofre, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.

Doutorado em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, UNESP, Araraquara, SP. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, SP.

Jarina Rodrigues Fernandes, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.

Doutorado em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), São Paulo, SP. Professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos, SP.

Ana Claudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.

Doutorado em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

Onofre, E. M. C., Fernandes, J. R., & Ferreira Godinho, A. C. (2019). A EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à educação popular. Educação, 42(3), 465–474. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33770

Edição

Seção

Dossiê - ALFAEEJA

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