A EJA em contextos de privação de liberdade: desafios e brechas à educação popular
DOI:
https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33770Palavras-chave:
Educação na prisão, Educação de jovens e adultos, Educação popular, Práticas educativas na prisão.Resumo
O ensaio discute a Educação de Jovens e Adultos em privação de liberdade na perspectiva da educação popular. Apresenta dados estatísticos do sistema prisional brasileiro, reflexões sobre o papel da escola e a pertinência do diálogo entre educação escolar e não escolar nos espaços de privação de liberdade. Sugere brechas e possibilidades para a educação nos referidos espaços, a partir de três dimensões: a articulação entre as práticas educativas propostas; a organização curricular flexível e o trabalho interdisciplinar como proposta metodológica e a valorização do trabalho docente, com a indicação de que, justamente, a partir das situações-limite, é possível potencializar a dimensão política das práticas sociais vinculadas à educação nas prisões.
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