Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia

Autores

  • Fernando González Rey Universidade de Brasília
  • Daniel Magalhães Goulart Centro Universitário de Brasília
  • Marília dos Santos Bezerra Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379

Palavras-chave:

Psicologia do desenvolvimento. Psicoterapia. Inclusão educacional. Assistência à saúde. Ação comunitária.

Resumo

O presente artigo visa apresentar e discutir possibilidades de sistemas de ações profissionais a partir da teoria da subjetividade em uma perspectiva cultural-histórica, de modo a avançar sobre temas e práticas historicamente ausentes na psicologia soviética. Para tanto, são discutidas ações profissionais em diferentes contextos, a saber, na psicoterapia, nas práticas escolares, na atuação em instituições de saúde e na comunidade. Essa proposta teórica implica uma concepção dialógica e não instrumental dos sistemas de ações profissionais e atribui uma forte importância à capacidade dos indivíduos e grupos de se posicionarem de forma ativa em seus diversos caminhos de vida, emergindo como sujeitos de suas próprias experiências. Nesse sentido, as práticas profissionais devem ser orientadas a favorecer o desenvolvimento humano, para além da resolução pontual de problemas específicos.

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Biografia do Autor

Fernando González Rey, Universidade de Brasília

Professor titular da Faculdade de Ciências da Educação e da Saúde do Centro Universitário de Brasília. Pesquisador colaborador da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Daniel Magalhães Goulart, Centro Universitário de Brasília

Professor Adjunto do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia do Centro Universitário de Brasília. Doutorando em Educação pela Universidade de Brasília, com estágio no Discourse Unit em Manchester, Reino Unido (CAPES). 

Marília dos Santos Bezerra, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Faculdade de Psicologia do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB). Doutoranda em Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na escola, pelo Programa de educação da Universidade de Brasília (UnB). 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Rey, F. G., Goulart, D. M., & Bezerra, M. dos S. (2016). Ação profissional e subjetividade: para além do conceito de intervenção profissional na psicologia. Educação, 39(4), s54-s65. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.24379

Edição

Seção

Dossiê - Compreensões Interdisciplinares Teórico-metodológicas sobre Intervenção