AINDA SOBRE O CETICISMO SEMÂNTICO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.1.35645Resumen
O ceticismo semântico é uma posição filosófica que nega que regras, por si mesmas, podem determinar o que deve ser feito. A solução para o problema de explicar como afinal é possível a existência do significado linguístico é dada através de comunidades de falantes. Kripke defende esta visão das coisas, especialmente com relação às reflexões de Wittgenstein sobre o assunto. Eu argumento, em primeiro lugar, que o ceticismo semântico é uma posição equivocada por não entender bem um ponto central do problema, que foi esclarecido por Wittgenstein: regras e aplicações corretas das mesmas estão relacionadas internamente. Entender bem isso requer, no entanto, clareza sobre o que é uma regra. Contra Malcolm procuro mostrar, num segundo momento, a importância que tem em Wittgenstein a concepção dinâmica das regras: só será uma regra e uma formulação· da mesma o que funcionar como guia, como padrão, como critério, num conjunto de práticas e técnicas. Conceber regras desta maneira permite que se compreenda o que é ver a linguagem de uma maneira normativista. Ao final, procuro esclarecer melhor como as regras têm força normativa dentro de práticas e técnicas que supõem, sem embargo, condições de normalidade. Argumento, contudo, que estas condições não são o que dá força às regras tout court.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS