AINDA SOBRE O CETICISMO SEMÂNTICO
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.1.35645Abstract
O ceticismo semântico é uma posição filosófica que nega que regras, por si mesmas, podem determinar o que deve ser feito. A solução para o problema de explicar como afinal é possível a existência do significado linguístico é dada através de comunidades de falantes. Kripke defende esta visão das coisas, especialmente com relação às reflexões de Wittgenstein sobre o assunto. Eu argumento, em primeiro lugar, que o ceticismo semântico é uma posição equivocada por não entender bem um ponto central do problema, que foi esclarecido por Wittgenstein: regras e aplicações corretas das mesmas estão relacionadas internamente. Entender bem isso requer, no entanto, clareza sobre o que é uma regra. Contra Malcolm procuro mostrar, num segundo momento, a importância que tem em Wittgenstein a concepção dinâmica das regras: só será uma regra e uma formulação· da mesma o que funcionar como guia, como padrão, como critério, num conjunto de práticas e técnicas. Conceber regras desta maneira permite que se compreenda o que é ver a linguagem de uma maneira normativista. Ao final, procuro esclarecer melhor como as regras têm força normativa dentro de práticas e técnicas que supõem, sem embargo, condições de normalidade. Argumento, contudo, que estas condições não são o que dá força às regras tout court.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p