PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: resultados e indicadores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.5.35513Keywords:
Práticas de formação, resultados, indicadoresAbstract
O avanço científico e tecnológico e as transformações econômicas, políticas e sociais em curso colocam em um novo lugar a questão do trabalho e da formação dos trabalhadores, que passa a referir-se ao desenvolvimento humano global e abrangente, em níveis intelectuais, emocionais, sociais, políticos e comportamentais. As novas realidades demandam explicitar processos, relações e práticas de formação de forma a assinalar algumas rupturas necessárias e construir dimensões e indicadores que apontem caminhos para modelos sociopedagógicos voltados à instauração da competência e à ampliação da cidadania.
Downloads
References
BOURDIEU, Pierre. El ofício de sociólogo. Buenos Aires: Sigla XXI, 1988.
---. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
--- . Razões práticas - sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
CANARIO, Rui. (org.). Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.
CATIANI, Antônio D. Trabalho e autonomia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
DESAULNIERS, Julieta B. R. "Formação e pesquisa: condições e resultados''. Ventas. Porto Alegre:
EDIPUCRS, V. 42, n. 2, p. 183-204, jun. 1997. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35657
---. (org.). Formação & trabalho & competência. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
FLEURY, Maria T. L. "Aprendendo a mudar - aprendendo a aprender". Revista de Administração, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 5-11, jul./set. 1995.
FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
MIRANDA, Roberto Lira. Além da inteligência emocional. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MOSCOVICI, Feia. Razão e emoção: a inteligência emocional em questão. Salvador: Casa da Qualidade, 1997.
SANTOS, Boaventura S. Pelas mãos de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
SPINK, Mari J. P. (org.). A cidadania em construção - uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994, p. 105-122.
TANGUY, Lucie. "Formação: uma atividade em vias de definição?" Veritas, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 42, n. 2, p. 385-410, jun. 1996. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35674
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Veritas implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Veritas as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS</p