Avicena e o problema do sujeito da metafísica
a hipótese das causas
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44458Palavras-chave:
Aristóteles, Filosofia árabe, Metafísica, Aitiologia.Resumo
Um dos problemas com os quais os leitores da Metafísica de Aristóteles se deparam é a dificuldade de delimitação do sujeito da sabedoria. Avicena (séc. X), em seu tratado metafísico As coisas divinas (Ilāhiyyāt), põe-se a investigar cada um dos três candidatos à posição de sujeito desta ciência (a dizer, Deus, as causas e o ser). Devido à amplitude da investigação, a análise que se segue se restringirá à segunda hipótese, a dizer, se, em algum sentido, seria a filosofia primeira uma ciência sobre as causas (uma aitiologia). Deste modo, iniciarei com a exposição do contexto da Ilāh. I que antecede à análise da hipótese das causas. Na sequência, apresentarei a hipótese juntamente com os argumentos para mostrar sua falsidade. Por fim, concluirei com a apresentação da relação entre causalidade e ser tendo em vista a resposta ontológica que será dada ao problema central e os problemas que decorrem desta resposta.
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