Avicena e o problema do sujeito da metafísica

a hipótese das causas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44458

Palavras-chave:

Aristóteles, Filosofia árabe, Metafísica, Aitiologia.

Resumo

Um dos problemas com os quais os leitores da Metafísica de Aristóteles se deparam é a dificuldade de delimitação do sujeito da sabedoria. Avicena (séc. X), em seu tratado metafísico As coisas divinas (Ilāhiyyāt), põe-se a investigar cada um dos três candidatos à posição de sujeito desta ciência (a dizer, Deus, as causas e o ser). Devido à amplitude da investigação, a análise que se segue se restringirá à segunda hipótese, a dizer, se, em algum sentido, seria a filosofia primeira uma ciência sobre as causas (uma aitiologia). Deste modo, iniciarei com a exposição do contexto da Ilāh. I que antecede à análise da hipótese das causas. Na sequência, apresentarei a hipótese juntamente com os argumentos para mostrar sua falsidade. Por fim, concluirei com a apresentação da relação entre causalidade e ser tendo em vista a resposta ontológica que será dada ao problema central e os problemas que decorrem desta resposta.

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Biografia do Autor

Meline Sousa, Professora da Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, Brasil.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Atualmente é professora da Universidade Federal de Lavras. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Medieval. Membro da Société Internationale pour l’Étude de la Philosophie Médiévale, do GT de História da Filosofia da Natureza e do Grupo de Pesquisa em Metafísica e Política. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Filosofia Árabe (UFLA).

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Publicado

2023-11-13

Como Citar

Sousa, M. (2023). Avicena e o problema do sujeito da metafísica: a hipótese das causas. Veritas (Porto Alegre), 68(1), e44458. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2023.1.44458

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