PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR: resultados e indicadores
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.1998.5.35513Palavras-chave:
Práticas de formação, resultados, indicadoresResumo
O avanço científico e tecnológico e as transformações econômicas, políticas e sociais em curso colocam em um novo lugar a questão do trabalho e da formação dos trabalhadores, que passa a referir-se ao desenvolvimento humano global e abrangente, em níveis intelectuais, emocionais, sociais, políticos e comportamentais. As novas realidades demandam explicitar processos, relações e práticas de formação de forma a assinalar algumas rupturas necessárias e construir dimensões e indicadores que apontem caminhos para modelos sociopedagógicos voltados à instauração da competência e à ampliação da cidadania.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. El ofício de sociólogo. Buenos Aires: Sigla XXI, 1988.
---. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
--- . Razões práticas - sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1996.
CANARIO, Rui. (org.). Formação e situações de trabalho. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.
CATIANI, Antônio D. Trabalho e autonomia. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
DESAULNIERS, Julieta B. R. "Formação e pesquisa: condições e resultados''. Ventas. Porto Alegre:
EDIPUCRS, V. 42, n. 2, p. 183-204, jun. 1997. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35657
---. (org.). Formação & trabalho & competência. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
FLEURY, Maria T. L. "Aprendendo a mudar - aprendendo a aprender". Revista de Administração, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 5-11, jul./set. 1995.
FRIGOTTO, Gaudêncio. (org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998.
MIRANDA, Roberto Lira. Além da inteligência emocional. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
MOSCOVICI, Feia. Razão e emoção: a inteligência emocional em questão. Salvador: Casa da Qualidade, 1997.
SANTOS, Boaventura S. Pelas mãos de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
SPINK, Mari J. P. (org.). A cidadania em construção - uma reflexão transdisciplinar. São Paulo: Cortez, 1994, p. 105-122.
TANGUY, Lucie. "Formação: uma atividade em vias de definição?" Veritas, Porto Alegre, EDIPUCRS, v. 42, n. 2, p. 385-410, jun. 1996. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-6746.1997.2.35674
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS