A teoria das tradições de pesquisa de Alasdair Macintyre contra o universalismo iluminista, o relativismo e o perspectivismo
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2019.2.33574Palavras-chave:
Alasdair MacIntyre (1929). Racionalidade. Iluminismo. Relativismo. Perspectivismo.Resumo
A teoria das tradições de pesquisa de Alasdair MacIntyre é a sua resposta ao problema da radical discrepância entre perspectivas filosóficas incompatíveis e sua incomensurabilidade prima facie. MacIntyre vê no universalismo iluminista a raiz remota do problema, de modo que desenvolve uma crítica vigorosa de suas pretensões de constituir um campo neutro para o julgamento de teses rivais. Ao mesmo tempo, porém, MacIntyre propõe que uma marca das tradições racionais é a sua tendência a transcender os limites contingentes de sua origem, aspirando a uma efetiva objetividade, e em linha com tal aspiração, desenvolve também uma crítica sistemática às posições relativistas e perspectivistas. Alguns críticos de MacIntyre veem uma tensão problemática, quando não uma contradição expressa, nessa dupla rejeição de MacIntyre. Busca-se mostrar que o pensamento de MacIntyre escapa a tais objeções e constitui um contraponto eficiente tanto ao universalismo iluminista quanto às posições do relativismo e do perspectivismo.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. The Basic Works of Aristotle. Tradução E. M. Edghill et al. New York: The Modern Library, 2001.
ARISTÓTELES. Órganon: categorias, da interpretação, analíticos anteriores, analíticos posteriores, tópicos, refutações sofísticas. Tradução Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2005.
ARISTÓTELES. Ética a Eudemo. Tradução Edson Bini. Bauru: EDIPRO, 2015.
BATISTA NETO , Alberto Leopoldo. Racionalidade filosófica, racionalidade
científica e os limites da tradição analítica: uma contribuição à teoria das tradições de pesquisa racional de Alasdair MacIntyre. 2017. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Doutorado Interinstitucional em Filosofia, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
BERTI, Enrico. As razões de Aristóteles. Tradução Dion Davi Macedo. São
Paulo: Loyola, 1998.
BRUGNERA, Nedilso Lauro. Tradição e relativismo moral em Alasdair MacIntyre. 2015. Tese (Doutorado em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
CARVALHO, Helder Buenos Aires de. Hermenêutica e filosofia moral em Alasdair MacIntyre. Curitiba: CRV, 2013. DOI: https://doi.org/10.24824/978858042530.7
D’ANDREA, Thomas. Tradition, rationality, and virtue: the thought of Alasdair MacIntyre. Hampshire: Ashgate, 2006.
GIERE, Ronald. Scientific perspectivism. Chicago: University of Chicago Press, 2006. https://doi.org/10.7208/chicago/9780226292144.001.0001 DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226292144.001.0001
GLOCK, Hans-Johann. What is analytical philosophy? New York: Cambridge University Press, 2008. https://doi.org/10.1017/CBO9780511841125 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511841125
GONÇALVES, Isabel Cristina Rocha Hipólito. Lei natural e natureza humana na filosofia moral de Alasdair MacIntyre. 2017. Tese (Doutorado
em Filosofia) – Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. https://doi.org/10.24824/978854442426.1 DOI: https://doi.org/10.24824/978854442426.1
HALDANE, John. MacIntyre’s Thomist revival: what’s next? In: HALDANE,
John. Faithful reason: essays catholic and philosophical. London: Routledge, 2004. p. 15-30. https://doi.org/10.4324/9780203644782 DOI: https://doi.org/10.4324/9780203644782
KLUBERTANZ, George P. The discursive power: sources and doctrine of the vis cogitativa according to St. Thomas Aquinas. St. Louis: Modern Schoolman, 1947.
LUTZ, Christopher S. Tradition in the ethics of Alasdair MacIntyre: relativism, thomism, and philosophy. Lanham: Lexington, 2004.
MACINTYRE, Alasdair. Whose justice? Which rationality. Notre Dame:
University of Notre Dame Press, 1988.
MACINTYRE, Alasdair. Three rival versions of moral enquiry: encyclopaedia, genealogy, and tradition. Indiana: University of Notre Dame Press, 1990a.
MACINTYRE, Alasdair. First principles, final ends and contemporary philosophical issues. Milwaukee: Marquette University, 1990b.
MACINTYRE, Alasdair. Marxism and Christianity. 3. ed. London: Bloomsbury, 1995.
MACINTYRE, Alasdair. A short history of ethics. 2. ed. London: Routledge, 1997.
MACINTYRE, Alasdair. Dependent rational animals: why human beings need the virtues. Chicago: Open Court, 1999.
MACINTYRE, Alasdair. On not having the last word: thoughts on our debts
to gadamer. In: MALPAS, John (org.). Gadamer’s century. Cambridge: MIT Press, 2002. p. 157-162.
MACINTYRE, Alasdair. The tasks of philosophy: selected essays. New
York: Cambridge University Press, 2006. v. 1. https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797
MACINTYRE, Alasdair. Epistemological crises, dramatic narrative, and the
philosophy of science. In: MACINTYRE, Alasdair. The tasks of philosophy:
selected essays. New York: Cambridge University Press, 2006a. v. 1, p. 3-23. https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797.002 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797.002
MACINTYRE, Alasdair. Moral relativism, truth, and justification. In:
MACINTYRE, Alasdair. The tasks of philosophy: selected essays. New York: Cambridge University Press, 2006b. v. 1, p. 52-73. https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797
MACINTYRE, Alasdair. Philosophy recalled to its tasks: a thomistic reading
of fides et ratio. In: MACINTYRE, Alasdair. The tasks of philosophy: selected essays. New York: Cambridge University Press, 2006c. v. 1, p. 179-196. https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797.010 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511819797.010
MACINTYRE, Alasdair. On not knowing where you are going. Proceedings
and Addresses of the American Philosophical Association, Newark, v. 84, n. 2, p. 61-74, Nov. 2010.
MACINTYRE, Alasdair. Ethics in the conflicts of modernity: an essay on desire, practical reasoning, and narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2016. https://doi.org/10.1017/9781316816967 DOI: https://doi.org/10.1017/9781316816967
MOSTELLER, Timothy. Relativism in contemporary American philosophy.
London: Continuum, 2006.
MURPHY, Mark C. (org.). Alasdair Macintyre. New York: Cambridge University Press, 2003. https://doi.org/10.1017/CBO9780511609961 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511609961
O’CALL AGHAN, John P. Thomist realism and the linguistic turn: toward a more perfect form of existence. Indiana: University of Notre Dame Press, 2003.
PLATÃO. The dialogues of Plato: the seventh letter. Tradução Benjamin Jowett, J. Harward. Chicago: Encyclopaedia Britannica, 1952.
PUTNAM, Hilary. Reason, truth and history. Cambridge: Cambridge University Press, 1981. https://doi.org/10.1017/CBO9780511625398 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511625398
PUTNAM, Hilary. In defense of internal realism. In: PUTNAM, Hilary. Realism with a human face. Cambridge: Harvard University Press, 1990. p. 30-42.
PUTNAM, Hilary. Representation and reality. Cambridge: MIT Press, 1991.
https://doi.org/10.7551/mitpress/5891.001.0001 DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/5891.001.0001
RORTY, Richard M. Heidegger, Kundera, and Dickens. In: RORTY, Richard
M. Essays on Heidegger and other philosophers: philosophical essays. New York: Cambridge University Press, 1991b. p. 66-82. https://doi.org/10.1017/CBO9780511609039.005 DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511609039.005
RORTY, Richard M. Freud and moral reflection. In: RORTY, Richard M. Essays on Heidegger and other philosophers: philosophical essays. New York: Cambridge University Press, 1991b. p. 142-163.
ROWLAND, Tracey. Culture and the Thomist tradition: after Vatican II. London: Routley, 2003. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203712054
SIEGEL, Harvey. Relativism refuted a critique of contemporary epistemological relativism. Boston: D. Reidel, 1987. https://doi.org/10.1007/978-94-015-7746-5 DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-015-7746-5
TOMÁS DE AQUINO. On the truth of the Catholic faith (Summa contra Gentiles). Tradução Anton C. Pegis. New York: Image Books, 1955. 6 v.
TOMÁS DE AQUINO. Verdade e conhecimento: questões disputadas “Sobre a verdade” e “Sobre o verbo” e “Sobre a diferença entre a palavra divina e a humana”. Tradução Luiz Jean Lauand e Mario Bruno Sproviero. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Veritas implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Veritas como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS