Eclesiologia Ecumênica – Possibilidades e Limites
Palabras clave:
Eclesiologia ecumênica. Ecumenismo. Igreja. Igrejas.Resumen
O autor discorre sobre a possibilidade e os limites de uma eclesiologia ecumênica, considerando-a possível apenas se o ponto de partida for o sacramento do Batismo e não uma eclesiologia de cunho sacramental, baseada no Bispo consagrado na sucessão apostólica, como professam as Igrejas Católica e Ortodoxa. Ele inicia expondo a relação entre a compreensão da Igreja Evangélica como uma verdadeira Igreja e sua relação com o ecumenismo. A seguir, mostra que a Igreja Católica superou o exclusivismo eclesiológico ao adotar uma postura inclusiva. Também reconhece no Batismo o vínculo básico de unidade entre as Igrejas. Por fim, conclui expondo doze teses como elementos possíveis de uma eclesiologia ecumênica, a partir das quais seria possível propor uma “eclesiologia ecumênica”.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
El envío de originales a Teocomunicação implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen al autor, siendo los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente la Teocomunicación como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.