Um canto simples, de amor e verdade: aspectos teológicos da música nativista gaúcha
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6736.2018.1.30576Palabras clave:
Música Nativista. Teologia da Libertação. América Latina.Resumen
Em nosso artigo analisamos algumas aproximações entre teologia e música nativista gaúcha, tendo como enfoque a produção teológica na América Latina à época do florescimento do Movimento Nativista. Inicialmente, contextualizamos essa cena musical no ciclo das canções de protesto latino-americanas, ocorrido entre a década de 60 e a década de 80 do Século XX, buscando, ao mesmo tempo, caracterizar o específico do cancioneiro nativista do Rio Grande do Sul. Prosseguimos com os aportes teológicos predominantes na América Latina no contexto estudado e concluímos com a análise de uma canção produzida neste cenário musical.
Descargas
Citas
CNBB. Campanha da Fraternidade 2017: Manual. Brasília: Edições CNBB, 2016.
CARDENAL, Rodolfo. A Igreja do Povo Crucificado. In: Aquino JÚNIOR, Francisco de; MAIER, Martin; CARDENAL, Rodolfo. A Civilização da Pobreza: o legado de Ignácio Ellacuría para o mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 2014.
CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina – Conclusões da III Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano: Documento de Puebla. São Paulo: Paulinas, 1979.
ELLWANGER, Raul. A Milonga dos Vencidos. In: PADRÓS, Enrique Serra; BARBOSA, Vânia M.; LOPEZ, Vanessa Albertinence; FERNANDES Ananda Simões (Org.). A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória. Porto Alegre: CORAG, 2009.
FONSECA, Juarez. A música regional gaúcha. Parte 2 (online). Disponível em:
<http://redeglobo.globo.com/rs/rbstvrs/galpaocrioulo/noticia/2014/03/parte-2-musica-regional-gaucha-por-juarezfonseca.html>. Acesso em: 06 fev. 2015.
FORNET-PONSE, Thomas. Respectividade e teologia dos sinais. In: Aquino JÚNIOR, Francisco de; MAIER, Martin; CARDENAL, Rodolfo. A Civilização da Pobreza: o legado de Ignácio Ellacuría para o mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, 2014.
GOMES, Caio de Souza. “Quando um muro separa, uma ponte une”: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/1970). Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2013.
HERNÁNDEZ, José. Martín Fierro. Trad. de João Otávio de Nogueira Leiria. Porto Alegre: Martins Livreiro, 2004.
JACKS, Nilda. Mídia Nativa: Indústria Cultural e Cultura Regional. Porto Alegre: Editora Universidade/UFRGS, 2003.
LIBANIO, João Batista; MURAD, Afonso. Introdução à Teologia – perfil, enfoques, tarefas. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
MAICÁ, Cenair. Canto dos Livres. In: MAICÁ, Cenair. Canto dos Livres (LP). Rio de Janeiro: WEA Discos, 1983.
Música engajada na América Latina. Memórias da Ditadura (online). Disponível em:
<http://memoriasdaditadura.org.br/musica-engajada-na-america-latina/index.html>. Acesso em: 20 fev. 2018.
TILLICH, Paul. Dinâmica da Fé. São Leopoldo: Sinodal, 1974.
TILLICH, Paul. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte E, 2009.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
El envío de originales a Teocomunicação implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen al autor, siendo los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente la Teocomunicación como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.