A Fórmula Simul Iustus Et Peccator na Perspectiva de uma Ontologia Relacional com Referência à Teologia Luterana do Batismo

Autores/as

  • Lubomir Zak Pontifícia Universidade Lateranense (Roma)

Palabras clave:

Teologia luterana. Nova teologia. Verdades da fé. Sacramento do batismo.

Resumen

O estudo propõe uma interpretação positiva da fórmula “simul iustus et peccator”, partindo do pressuposto de que a mesma não só contém um dos temas centrais da teologia luterana da justificação, mas também encarna, de modo fiel e privilegiado, a lógica e a perspectiva interpretativa de fundo da “nova teologia” que o Reformador entendia elaborar. Mais concretamente, se quer pôr à luz o nexo entre as intuições fundamentais desta fórmula, que tematiza a justificação em termos intencional e radicalmente paradoxais, e a ideia de Lutero de apoiar a reflexão sobre as verdades de fé acerca de uma ontologia dinâmico-relacional. A especificidade de tal nexo vem apresentada em relação ao caso da teologia luterana do sacramento do batismo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lubomir Zak, Pontifícia Universidade Lateranense (Roma)

Professor permanente e vice-decano da Faculdade Teológica da Pontifícia Universidade Lateranense (Roma). Professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUC-PR (Curitiba) e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da USP (São Paulo). E-mail: <>.

Número

Sección

Teologia Faz Caminho