Bioética e vulnerabilidade da população em situação de rua: um estudo a partir da realidade da cidade de Curitiba
Palabras clave:
População em Situação de Rua. Vulnerabilidade. Bioética de Intervenção. Bioética da Proteção. Teologia.Resumen
O estudo tem como objetivo identificar a realidade da crescente população em situação de rua, no contexto urbano da cidade de Curitiba, vivendo em estado de vulnerabilidade, agravada pela ausência de uma política pública adequada em relação à vida deste grupo humano: sem moradia, cuidados de saúde, trabalho, espaços públicos de acolhimento, onde possam tomar um banho e lavar suas roupas; sem formação, acesso aos benefícios sociais e um tratamento específico para os dependentes químicos. A ausência de uma política pública adequada, expressa a indiferença do município, própria da globalização do capital, em sua lógica de exclusão e descarte. Esse fato traz para a Bioética o desafio de pesquisar o conceito de vulnerabilidade, considerando sua epigênese. O estudo se dá em diálogo com a Bioética de Intervenção, Bioética da Proteção e a Teologia e visa somar na luta da população em situação de rua por dignidade e vida.Descargas
Descargas
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor
El envío de originales a Teocomunicação implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen al autor, siendo los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente la Teocomunicación como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.