O cristianismo como religião pública
Palavras-chave:
Cristianismo. Jesus histórico. Messias. Pilatos. Christianism. The historical Jesus. Messiah. Pilate.Resumo
O cristianismo, de longa tradição de autorreflexão metodologicamente responsável, tem por natureza uma dimensão pública. O presente artigo analisa a origem do cristianismo na pessoa de Jesus Cristo, historicamente situado, acessível a nós por meio do testemunho que seus seguidores deixaram registrados no Novo Testamento. Alguns títulos atribuídos a Jesus revelam a natureza pública do cristianismo no contexto histórico do I século da nossa era, seja na pessoa histórica de Jesus, seja na compreensão dos discípulos, tais como “Messias”, “Filho de Deus”, “Filho do homem” e “Rei de Israel”. O impacto público do cristianismo na sua origem é verificado na sua proposta de futuro histórico e escatológico, e confirmado pela sentença de morte obtida pelo Sinédrio e aplicada pelo Procurador Romano Pôncio Pilatos.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.