Confissão de Natanael (Jo 1, 43-51) e o modo da revelação no quarto evangelho
Resumo
A linguagem simbólica é necessária para se poder dizer “Deus”. Os títulos cristológicos do Quarto Evangelho comunicam a verdade de Jesus nessa linguagem própria. O artigo visa o significado dos títulos empregues na perícope da confissão de Natanael (1, 43-51), em vista de descobrir como a comunidade passou da baixa para a “alta cristologia”, e como essa “alta cristologia” mantém seu interesse na construção histórica do Reino de Deus, objeto primordial da pregação de Jesus nos Sinóticos. PALAVRAS-CHAVE: Linguagem simbólica. Títulos cristológicos. Quarto Evangelho. Confissão de Natanael. Baixa cristologia e “alta cristologia”. Reino de Deus.Downloads
Downloads
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.