A missão evangelizadora da Igreja em tempos de padres influenciadores
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.46360Palavras-chave:
Influência Digital, Evangelização Digital, Catolicismo Brasileiro, Eclesiologia Digital, Padre Paulo RicardoResumo
O presente artigo é um recorte da pesquisa desenvolvida em conjunto com outros pesquisadores, publicada na íntegra na obra Influenciadores Digitais Católicos: efeitos e perspectivas (Medeiros, 2024). O estudo reflete sobre o fenômeno dos padres influenciadores, que apresentam múltiplas e bem distintas presenças na rede, examinando o impacto deles na evangelização no Brasil. A pesquisa utiliza um estudo de caso do padre Paulo Ricardo para ilustrar como líderes religiosos utilizam plataformas digitais para disseminar a fé. A análise aborda a influência desses padres no contexto tanto sociopolítico quanto teológico, destacando as novas formas de autoridade e identidade eclesial que competem com as estruturas tradicionais da Igreja. O artigo discute como a influência digital segue a lógica da economia da atenção, em contraposição aos princípios do processo de evangelização. Apesar das oportunidades oferecidas pela digitalização, há desafios significativos que exigem prudência e responsabilidade para manter a autenticidade e os princípios da fé cristã em meio à cultura digital. A pesquisa ressalta a necessidade de uma comunicação eclesial que promova a unidade, o diálogo sinodal e a caridade, evitando discursos hostis e polarizadores.
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