Quando a midiatização atravessa a evangelização

considerações iniciais sobre o fenômeno dos influenciadores digitais católicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.45325

Palavras-chave:

Midiatização, influenciadores digitais, performance, Fábio de Melo

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa mais ampla, que busca compreender, em profundidade, o fenômeno dos influenciadores digitais católicos, observado por uma visão interdisciplinar, fundamentada nas Ciências da Comunicação e na Teologia. Neste trabalho, apresentamos apenas algumas considerações iniciais baseadas na análise do famoso perfil do padre Fábio de Melo no Instagram, considerando uma base teórica previamente construída a partir dos estudos de celebridades. Para contextualizar a discussão, mobilizamos os conceitos de midiatização e performance, a fim de promover um recorte específico, que busca apreender o comportamento do influenciador digital por meio de sua construção pública, seus conteúdos publicados e os possíveis atravessamentos desses aspectos no sentido da evangelização no ambiente digital.

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Biografia do Autor

Fernanda de Faria Medeiros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) no curso de Publicidade e Propaganda e Coordenadora do Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (NECT/PUC-Minas).

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Publicado

2024-10-02

Edição

Seção

Dossiê - Influenciadores Digitais Católicos