O humanismo integral e a pedagogia do encontro
uma possibilidade de resposta ao analfabetismo existencial
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2024.1.45199Palavras-chave:
encontro, cristianismo, pedagogia, humanismo, sentido da vidaResumo
O processo pedagógico é, como sugere a etimologia da palavra, um caminho a ser percorrido em conjunto. O processo educacional atravessa diferentes períodos da história e vive o desafio de conjugar diferentes perspectivas e experiências. Nesse cenário, a relação entre o educador e o educando precisa ser constantemente revisada e reformulada. Lendo o atual período da história em chave hipermoderna, como sugere Gilles Lipovetsky, o desafio consiste em lidar com as tecnologias sem esquecer-se da interminável busca pelo humano e o sentido da vida. A busca pela superação de um analfabetismo existencial, que mantém o sujeito alheio a si mesmo, precisa valer-se de uma pedagogia que promova o encontro, tendo presente um humanismo integral e, com ele, o princípio beneditino ora et labora.
Downloads
Referências
AQUINO, Tomás de. Suma Teológica. São Paulo: Loyola, 2003.
BÍBLIA. A Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BUBER, Martin. Eu e tu. Tradução: Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.
BUBER, Martin. Il problema dell’uomo: a cura di Irene Kajon. Genova: Marietti, 2004.
CAPELLI, Piero. O cisma silencioso: da casta clerical à profecia da fé. São Paulo: Paulus, 2010.
CONCÍLIO VATICANO II. Cidade do Vaticano. In: VIER, Frederico (coord. Geral). Compêndio do Concílio Vaticano II. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
FABRI, Marcelo. Fenomenologia e cultura: Husserl, Levinas e a motivação ética do pensar. Porto Alegre: Edipucrs, 2007.
FEDELI, Orlando. A religião do homem. São Paulo: Flos Carmeli, 2020.
LEVINAS, Emmanuel. Entre nous: essais sur le penser-à-l’autre. Paris: Grasset, 1991.
LIPOVETSKY, Gilles; CHARLES, Sébastien. Os tempos hipermodernos. Tradução: Enio Paulo Giachini. São Paulo: Edições 70, 2011.
LOPÉZ QUINTÁS, Alfonso. Llamados al encuentro: fuente inagotale de alegría. Madrid: Ciudad Nueva, 2011.
LOPÉZ QUINTÁS, Alfonso. O conhecimento dos valores: introdução metodológica. Tradução: Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: É Realizações, 2016.
MARITAIN, Jacques. Humanismo integral. Tradução: Afrânio Coutinho. São Paulo: Companhia Editorial Nacional, 1965.
MARITAIN, Jacques. Por um humanismo cristão. Tradução: Gemma Scardini. São Paulo: Paulus, 1999.
PERISSÉ, Gabriel. Pedagogia do encontro. 2. ed. São Paulo: Eureka, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.