A educação católica em tempos de incertezas
Reflexões para o revigoramento de um querigma
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44877Palavras-chave:
Educação Católica, Sociedade, Mudanças, Pacto Educativo Global.Resumo
Este artigo busca analisar alguns fundamentos da educação católica e relacioná-los com o contexto global de insegurança e medo que tem se intensificado no Ocidente, especialmente no Brasil, nas últimas décadas. Esses elementos são essenciais para se compreender a proposta educativa católica e sua relevância diante do contexto de incerteza e medo que permeia a sociedade atual. Ao explorar esses elementos teológicos, é possível vislumbrar como a educação católica busca fornecer uma base sólida para enfrentar as incertezas e promover uma consciência crítica e dialogal. Para isso, é realizada uma contextualização da cultura do medo e seus mecanismos. Em seguida, à luz do Pacto Educacional Global, são explorados os elementos teológicos e querigmáticos presentes na prática educativa da tradição católica. Por fim, são apresentadas as possibilidades de reflexão sobre instituições pedagógico-teológicas para a educação católica em tempos de inquietação. Trata-se de ensaio teórico baseado em revisão bibliográfica, utilizando a metodologia de revisão narrativa de literatura.
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