Teologia como intellectus fidei
sobre o “ponto de partida” da teologia
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44075Palavras-chave:
Teologia, Ponto de Partida, Fundamento, Teologia da libertação, Boff, Gutierrez, Conflito, Sentir-inteligir, Teoria-práxisResumo
Em 2007 e 2008, aconteceu, no Brasil, um tenso e polêmico debate acerca do estatuto teórico da Teologia da Libertação, provado pelas críticas contundentes de Clodovis Boff ao que considera uma “inversão de princípio” nessa teologia, com consequências graves para a fé, para a evangelização e para a própria teologia. Um dos pontos fundamentais desse debate diz respeito ao “ponto de partida” (fundamento, fonte, princípio, arché) da teologia, e esse é o tema de nosso estudo neste trabalho. Sem entrar diretamente na polêmica do referido debate, interessa, aqui, retomar a problemática do “ponto de partida” da teologia que está na origem desse debate. Para isso, apresentaremos as posições de Clodovis Boff e de Gustavo Gutiérrez, que expressam bem as principais teses/posturas sobre essa problemática; explicitaremos o conflito teórico-teológico entre elas, bem como os pressupostos teórico-epistemológicos que as condicionam e as sustentam; e destacaremos as implicações teológico-pastorais dessas posturas. Com isso, ao mesmo tempo que explicitaremos um conflito teórico-teológico, no referido debate, sobre o estatuto teórico da Teologia da Libertação (pressupostos teóricos), abordaremos uma questão fundamental e decisiva do fazer teológico (ponto de partida).
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