O anúncio como uma dimensão da pastoral escolar
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2021.1.32111Palavras-chave:
Educação confessional, Pastoral escolar, AnúncioResumo
Este artigo decorre do programa História e Concepções da Educação Religiosa, conduzido pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Religião. A pesquisa desenvolvida e aqui apresentada teve como referência uma abordagem qualitativa e se utilizou do método bibliográfico e documental de identificação de informações objetivando reconhecer a importância do anúncio na dinâmica educacional da escola católica. Neste aspecto evidenciamos a característica do anúncio com o olhar de Jesus Cristo que não faz distinção, pois todos somos irmãos em Cristo, portanto olhando, amando e agindo como Jesus o anúncio alcançará seu objetivo. A alegria do Evangelho contém sempre a dinâmica do êxodo e do dom, de sair de si mesmo, de caminhar e de semear sempre de novo, semear sempre mais além. Dentro do movimento de sair de si estabelecem-se conexões com a cultura da humanidade e nela se inserem atitudes dialógicas, pois o anúncio carrega em si a capacidade de interagir com a sociedade acolhendo a diversidade cultural e assumindo a mediação da caminhada rumo à edificação do Reino de Deus. O anúncio do Evangelho exige o encarnar-se na cultura própria de cada espaço onde se quer evangelizar e um espaço especialmente preparado para o anúncio acontecer é a Escola Católica, pois reúne condições especiais por contar com um público em busca do conhecimento como forma de viver as verdades da ciência e da fé.
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