Autocuidado para hipertensos

Desenvolvimento de um e-book como material educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-6108.2022.1.41928

Palavras-chave:

hipertensão arterial sistêmica, educação, abordagens dietéticas para conter a hipertensão, atenção plena, autocuidado

Resumo

Objetivo: apresentar o desenvolvimento do material educativo intitulado “Autocuidado para Hipertensos: um guia para cuidar da sua saúde”.
Métodos: este material foi desenvolvido com base nas orientações para construção de materiais de orientação para o cuidado em saúde, teve como ponto de partida o estudo multicêntrico: “Efetividade de uma estratégia NUtricional para controle PRESSórico em pacientes com hipertensão arterial sistêmica usuários do Sistema Único de Saúde: estudo NUPRESS”. Para a elaboração do material foi feito um levantamento bibliográfico. Em seguida, foi realizada a escrita dos temas abordados em forma de capítulos e, por último, foi montada a parte gráfica. Quando finalizado, o e-book foi enviado a 10 juízes que o avaliaram e validaram conforme a sua organização, estilo da escrita, aparência e apelo do material. Foram aceitas as sugestões dos juízes e realizadas as alterações. 
Resultados: os juízes (n=10), com média de idade de 43,7±17,6 anos e sendo 70% do sexo feminino, avaliaram em sua maioria, com concordância que o conteúdo do e-book possuía boa organização e aparência. Já os domínios de estilo de escrita e apelo foram os que apresentaram menor percentual de concordância entre os juízes, embora tenham obtido uma aprovação de 83,3% em cada dimensão. 
Conclusões: o e-book desenvolvido pode ser utilizado tanto por profissionais da saúde quanto por pessoas com hipertensão com o propósito de educação sobre a doença, saúde e autocuidado. O material tem linguagem objetiva e de fácil compreendimento, sem usar termos técnicos, além disso foram utilizados recursos gráficos para cativar e facilitar a leitura.

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Biografia do Autor

Marthina Streda Walker, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Doutoranda em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Natália Roldão Figueiredo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Pós-graduanda em comportamento alimentar pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Ana Corrêa Ruiz, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Nutricionista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. 

Bruna Souza da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. 

Clara dos Santos de Andrades, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Nutricionista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Pós-Graduanda em Urgência no Programa de Residência Multiprofissional em Urgência do Hospital São Lucas da PUCRS

Clarissa Grecco, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Graduanda de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. 

Ana Maria Pandolfo Feoli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. 

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Publicado

2022-12-16

Como Citar

Walker, M. S., Figueiredo, N. R., Ruiz, A. C., Costa, B. S. da, Andrades, C. dos S. de, Grecco, C., & Feoli, A. M. P. (2022). Autocuidado para hipertensos: Desenvolvimento de um e-book como material educativo. Scientia Medica, 32(1), e41928. https://doi.org/10.15448/1980-6108.2022.1.41928

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