Cumulative assessment: Does it improve students’ knowledge acquisition and retention?
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-6108.2018.4.31880Palavras-chave:
avaliação educacional, Teste do Progresso, educação de graduação em medicina, educação médica.Resumo
***Avaliação cumulativa: melhora a aquisição e a retenção do conhecimento pelos estudantes?***
OBJETIVOS: A avaliação cumulativa tem sido usada como uma ferramenta para orientar o comportamento de estudo dos alunos, uma vez que aumenta o tempo de auto aprendizado, ao mesmo tempo que distribui o tempo de estudo de forma mais uniforme ao longo do curso. No entanto, pouco se sabe sobre o impacto da avaliação cumulativa na evolução do conhecimento dos estudantes. Portanto, nosso estudo comparou o aumento do conhecimento entre estudantes que participaram de um curso com avaliação cumulativa, e aqueles que tiveram avaliação de fim de curso. Nossa hipótese é que os estudantes na condição de avaliação cumulativa teriam um aumento maior no conhecimento em comparação com os estudantes na condição de avaliação do final do curso.
MÉTODOS: Este é um estudo de acompanhamento de um experimento randomizado anterior, que comparou o desempenho entre estudantes que participaram de um curso com avaliação cumulativa e aqueles com avaliação de fim de curso. Nós reunimos dados dos primeiros quatro Testes do Progresso interuniversitários holandeses subsequentes ao experimento, em 62 estudantes. Destes, 37 estavam na condição de avaliação de final de curso e 25 estavam na condição de avaliação cumulativa. As questões foram classificadas como parte do bloco de ensino ou não. Para analisar o crescimento do conhecimento dos estudantes, conduzimos um Modelo Linear Geral.
RESULTADOS: Nossos resultados demonstraram que houve um aumento significativo no conhecimento dos estudantes nos quatro Testes do Progresso subsequentes. Além disso, nosso modelo linear geral não mostrou diferença entre os dois grupos, indicando que a avaliação cumulativa e a avaliação no final do curso produziram resultados semelhantes ao comparar o crescimento do conhecimento dos alunos.
CONCLUSÕES: Até agora, pouca evidência apoiou o uso da avaliação cumulativa como uma ferramenta para aumentar o crescimento do conhecimento dos alunos. A falha em encontrar um efeito positivo da avaliação cumulativa na retenção de conhecimento pode ser explicada pelo caráter repetitivo do nosso currículo (em espiral).
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