Estabelecimento de Serviço de Tele-Eletrocardiografia Digital no sul do Brasil
Resumo
Introdução: A deficiência de médicos em áreas remotas dificulta o diagnóstico e o manejo de doenças. O Tele-ECG Digital (SED) foi estabelecido objetivando a disponibilização de laudos de eletrocardiogramas através de dois protocolos: o primeiro com transmissão em ‘tempo real’, destinado ao atendimento emergências cardiológicas; e o segundo, com utilização da Internet, para os casos de avaliação cardiológica não emergencial.
Método: O SED foi implantado em dois hospitais da cidade de São Lourenço do Sul – um localizado na zona rural e outro no centro da cidade, e em um posto de saúde da cidade de Turuçu, ambas no RS. O SED inclui um aparelho digital de ECG, um software de telecomunicação, computadores, uma conexão de modem, linha fixa de telefonia e um telefone celular remoto.
Resultados: A amostra coletada por 1 ano envolveu as três instituições participantes. No total, foram realizados 1063 Tele-ECGs, sendo 622 por transmissão em tempo real e 441 através da Internet. No protocolo em tempo real, o tempo médio de transmissão foi de 8.1 (DP ± 1.7) minutos. Os resultados obtidos mostraram que 71.2% (443 de 622) dos ECGs transmitidos em tempo real foram considerados como patológicos, incluindo 66 (14.9%) de ECGs com sinais de alteração isquêmica aguda e 39 ECGs (8.8%) IAM com elevação do segmento S-T.
Conclusão: Em decorrência dos resultados descritos e de seu baixo custo, o Sistema de Tele-ECG Digital foi considerado como de grande utilidade para as Instituições de Saúde, beneficiando pequenas cidades, comunidades remotas e áreas rurais do Brasil.
UNITERMOS: TELEMEDICINA; ELETROCARDIOGRAFIA; CARDIOPATIAS/diagnóstico; TELECOMUNICAÇÕES; INTERNET; EMERGÊNCIAS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Scientia Medica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Scientia Medica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.