“Questionário de Estresse e Coping frente à COVID-19 – Adolescentes”
Evidências de Validade
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.42866Palavras-chave:
medidas de estresse e coping, avaliação psicológica, adolescência, coronavírus.Resumo
A pandemia COVID-19 desencadeou eventos estressantes para toda a população. No entanto, por ser um estágio crítico de desenvolvimento, os adolescentes não possuem todas as habilidades regulatórias ainda desenvolvidas para enfrentar os estressores pandêmicos. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar as evidências de validade do “Questionário de Estresse e Enfrentamento contra o COVID-19” para adolescentes entre 11 e 18 anos. O valor do coeficiente de validade de conteúdo .96 se refere a escala total. Os juízes avaliaram tanto os estressores quanto as alternativas de coping. Foram observados coeficientes de fidedignidade de .81 e .82 nas dimensões de coping e estresse. Apesar de ser sugerido que a avaliação ocorra de maneira a integrar as duas dimensões, elas ainda podem ser avaliadas separadamente. A Análise de Componentes Principais mostrou três componentes: restrição de meios e informações, apoio familiar (que se refere ao apoio familiar para enfrentamento do estresse) e competências, que apresenta coerência com a Teoria Motivacional do Enfrentamento, base teórica para o instrumento. Outros estudos com diferentes características sociodemográficas são sugeridos para mais evidências de validade e sua interpretação.
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