“Questionário de Estresse e Coping frente à COVID-19 – Adolescentes”

Evidências de Validade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.42866

Palavras-chave:

medidas de estresse e coping, avaliação psicológica, adolescência, coronavírus.

Resumo

A pandemia COVID-19 desencadeou eventos estressantes para toda a população. No entanto, por ser um estágio crítico de desenvolvimento, os adolescentes não possuem todas as habilidades regulatórias ainda desenvolvidas para enfrentar os estressores pandêmicos. Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar as evidências de validade do “Questionário de Estresse e Enfrentamento contra o COVID-19” para adolescentes entre 11 e 18 anos. O valor do coeficiente de validade de conteúdo .96 se refere a escala total. Os juízes avaliaram tanto os estressores quanto as alternativas de coping. Foram observados coeficientes de fidedignidade de .81 e .82 nas dimensões de coping e estresse. Apesar de ser sugerido que a avaliação ocorra de maneira a integrar as duas dimensões, elas ainda podem ser avaliadas separadamente. A Análise de Componentes Principais mostrou três componentes: restrição de meios e informações, apoio familiar (que se refere ao apoio familiar para enfrentamento do estresse) e competências, que apresenta coerência com a Teoria Motivacional do Enfrentamento, base teórica para o instrumento. Outros estudos com diferentes características sociodemográficas são sugeridos para mais evidências de validade e sua interpretação.

 

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Biografia do Autor

Juliana Niederauer Weide, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Fundadora e Diretora da Clínica Hedum Psicologia, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Andressa Melina Becker da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Camp), em Campinas, SP, Brasil. Psicóloga pela Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP, Brasil. Profissional de Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil. Professora nos colegiados de Psicologia e Educação Física da Universidade de Sorocaba (UNISO), em Sorocaba, SP, Brasil. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia do Exercício, Esporte e Saúde na Universidade de Sorocaba (UNISO), em Sorocaba, SP, Brasil.

Juliana Markus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Pós-graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental (Wainer). Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Aluna de Doutorado bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Wagner de Lara Machado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Pesquisador Bolsista Produtividade do CNPq. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Disputas e Soberania Informacional (INCT - DSI). Psicólogo pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Cachoeira do Sul, RS, Brasil. Coordenador do grupo de pesquisa Avaliação em Bem-estar e Saúde Mental (ABES) na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor nos níveis de graduação e pós-graduação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2024-12-05

Como Citar

Niederauer Weide, J., Melina Becker da Silva, A., Markus, J., & de Lara Machado, W. (2024). “Questionário de Estresse e Coping frente à COVID-19 – Adolescentes”: Evidências de Validade. Psico, 55(1), e42866. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2024.1.42866