Modelos de <i>Self</i> e Expressão Emocional em Bebês: Concepções de Mães e Outras Cuidadoras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.13768Palavras-chave:
Desenvolvimento emocional. Bebês. autonomia. Crenças (não-religiosas). Cuidadores.Resumo
Este estudo investigou metas de socialização que expressam expectativas e objetivos relacionados ao desenvolvimento emocional da criança por mães, avós, babás e cuidadoras de creche. As 120 participantes preencheram questionários e foram realizados testes estatísticos. Os resultados mostraram que entre as mães, 60% consideraram que crianças devem aprender a controlar emoções durante os três primeiros anos, enquanto 60% das outras cuidadoras, não. Todas acharam importante uma criança sorrir, e mais de 90% acreditavam que ao sorrir é mais importante ela manifestar suas emoções do que mostrar-se simpática com as pessoas. A alegria foi indicada como a emoção que mais cedo a criança manifesta. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de participantes para o surgimento do nojo F(1,117)=3,92, surpresa F(1,118)=6,78, interesse F(1,118)=4,30, e aflição F(1,117)=4,97. Tais resultados são discutidos em termos da valorização da expressão emocional em crianças, associada a tendências para socialização segundo um modelo de self autônomo ou relacional.Downloads
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