(Re)pensando a comunicação organizacional na era digital

Autores

  • Tiago Mainieri Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9473

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, tecnologias digitais, ambiente organizacional

Resumo

A comunicação organizacional reconfigura-se diante das possibilidades da era digital. A discussão do impacto das tecnoLogias digitais nos processos de comunicação não se limita ao âmbito midiático. Contextualizar essa reflexão no âmbito organizacional é fundamental. O entendimento dos fenômenos comunicacionais, à luz das tecnologias digitais, leva-nos a avaliar as possíveis mudanças no processo comunicacional. O ambiente organizacional apresenta-nos ingredientes desveladores dessas possíveis mudanças. A comunicação organizacional em contextos organizacionais na era digital é objeto da presente reflexão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Mainieri, Universidade Federal de Goiás

Professor no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Goiás.

Referências

BALDISSERA, Rudimar. Por uma compreensão da comunicação organizacional. In: SCROFERNEKER, Cleusa. O diálogo possível: comunicação organizacional e paradigma da complexidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

______. A galáxia da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

LEVACOV, Marília. Do analógico ao digital: a comunicação e a informação no final do milênio. In.: Tendências na comunicação. Porto Alegre: L&PM, 1998.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Rio de Janeiro: Editora 34, 1999.

______. O que é virtual. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

PELLANDA, Eduardo. Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo pensamento. In: VII Seminário Internacional de Comunicação, 2003, Porto Alegre. Anais do VII Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: PUCRS, 2003.

SAAD, Elizabeth. O panorama contemporâneo das empresas jornalísticas brasileiras: crise de gestão ou reconfiguração de identidade? Texto concurso professor titular. Departamento de Jornalismo e Editoração, ECA/USP, janeiro de 2005.

______. Estratégias para a mídia digital: internet, informação e comunicação. São Paulo: Editora Senac, 2003. TOFFLER, Alvin. A Terceira onda. Rio de Janeiro: Record, 1985.

WOLTON, Dominique. Internet, e depois? Porto Alegre: Sulina, 2003.

Downloads

Como Citar

Mainieri, T. (2011). (Re)pensando a comunicação organizacional na era digital. Revista FAMECOS, 18(2), 529–541. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.2.9473