Crítica genética, um método para o estudo da produção do acontecimento jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2010.3.8190Palavras-chave:
Acontecimento, biografia, jornalismoResumo
Este paper tem o objetivo de refletir sobre a Crítica Genética como uma alternativa metódica para o estudo da produção da biografia como acontecimento jornalístico. Para isso, primeiramente, circunscreve-se o gênero à condição de acontecimento e, a seguir, discute-se a biografia no jornalismo. Na segunda parte, apresenta-se a Crítica Genética e aplica-se a metodologia para a análise da produção do Prólogo da biografia Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, de autoria do jornalista Lira Neto.Downloads
Referências
ALMEIDA, Simão Farias. Livro-reportagem: um gênero de polêmica. Disponível em: http://www.ufrr.br/component/
option.com Acesso em: 22 maio 2008.
ALSINA, Miquel R. A construção da notícia. Petrópolis: Vozes, 2009.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Sotaques d’aquém e d’além mar: travessias para uma nova teoria dos gêneros jornalísticos. São Paulo: Summus, 2008.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. A fabricação do presente: como o jornalismo reformulou a experiência do tempo nas sociedades ocidentais. São Cristóvão: Editora UFS/Fundação Oviedo Teixeira, 2005.
GOBBI, Maria Cristina. Método biográfico. In: BARROS, Antonio; DUARTE, Jorge. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
GRÉSSILON, Almuth. Elementos de Crítica Genética: ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
GUERRA, Josenildo. O percurso interpretativo da notícia: verdade e relevância como parâmetros de qualidade jornalística. São Cristóvão: Editora UFS; Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2008.
HAY, Louis. A literatura dos escritores: questões de crítica genética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
______. A montante da escrita. Rio de Janeiro: Fundação Rui Barbosa, 1999.
LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura. Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
LIRA NETO. Padre Cícero – poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.
MARQUES DE MELO, José Marques. A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1994.
MOTTA, Marly Silva da. O relato biográfico como fonte para a história. Revista Vidya, Santa Maria, n. 34, 2000.
MOTTA, Luis Gonzaga. Análise pragmática da narrativa jornalística. In: LAGO, Cláudia e BENETTI, Márcia. Metodologia de Pesquisa em Jornalismo. Porto Alegre: Editora Vozes, 2008.
MOREIRA, Fabiane. Os valores-notícia no jornalismo impresso:
análise das “características substantivas” das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, UFRGS, Porto Alegre, 2006.
MOUILLAUD, Maurice. A crítica do acontecimento ou o fato em questão. In: PORTO, Sérgio Dayrell (Org.). O jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.
RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Veja, 1993.
SALLES, Cecília Almeida. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. 3. ed.
São Paulo: EDUC, 2008.
SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
VILAS BOAS, Sergio. Biografias e biógrafos: jornalismo sobre personagens. São Paulo: Summus, 2002.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.